A semana que se inicia nesta segunda-feira (20) traz consigo um alerta de mais chuvas para o Rio Grande do Sul e outras regiões do país. O MetSul prevê chuvas volumosas entre terça-feira (21) e sexta-feira (24), juntamente com um frio intenso que se estenderá também a partes de Santa Catarina e do Paraná. A chegada de uma robusta massa de ar polar é apontada como responsável por essa condição climática adversa.
Essas chuvas intensas não se limitam apenas ao Rio Grande do Sul. Estados do Nordeste, como Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, receberam alertas de perigo devido ao alto volume de precipitação esperado nos próximos dias, podendo chegar a 50 a 100 mm diários, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos. No Norte do país, em estados como Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, há um alerta de “perigo potencial” de chuvas intensas.
No Centro-Oeste, uma parte do interior de São Paulo e de Rondônia é alertada pelo Inmet sobre o “perigo potencial” de um declínio de temperatura de 3ºC a 5ºC. No Rio de Janeiro, a previsão indica mínimas de 21ºC e máximas de 31ºC durante a semana, com possibilidade de chuvas isoladas entre segunda e terça-feira.
A previsão detalhada para o Rio Grande do Sul, conforme o MetSul, indica que os dias mais instáveis serão de terça a sexta-feira. Os maiores acumulados de chuva são esperados para quarta-feira (22), especialmente no oeste e no sul do estado, e quinta-feira (23), no norte. Mesmo não sendo excessivas, as chuvas na serra gaúcha devem elevar novamente o nível do Guaíba, que registrou uma queda de 42cm no fim de semana.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp .
Fonte: Nacional