Previsão do Friale: forte frio com temperatura de até 6ºC atinge o Acre ainda este mês

Pesquisador Friale

Com o término do verão, entram em cena os períodos de friagem, no Acre e em todo o mundo, o que obrigará a população a tirar dos armários os agasalhos de frio.

A próxima friagem que chegará ao estado está prevista para este mês de maio e poderá levar os acreanos a enfrentar temperaturas de até 6ºC, de acordo com o meteorologista Davi Friale. O fenômeno é provocado por uma forte massa de ar frio de origem polar.

No Acre e Rondônia, a probabilidade é de temperaturas abaixo dos 15ºC, podendo cair para 12ºC, mas por causa dos fortes ventos, a sensação térmica poderá ser inferior a 9ºC.

A tendência de resfriamento é a nível global e afeta todos os continentes, nos últimos anos. A próxima friagem será a primeira das várias que estão previstas para este ano, principalmente nos meses de junho, julho e agosto.

O meteorologista sustenta que em todo o mundo, recordes de frio têm sido registrados, com as mais baixas temperaturas dos últimos 60 anos. Em 2013, a capital Rio Branco foi palco de um frio intenso, que fez com que a temperatura despencasse para 7ºC, com sensação abaixo de zero.

Como aconteceu no ano passado, se prevê a ocorrência de neve, inclusive, com temperaturas negativas, em vários estados do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima