fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Presidente prorroga suspensão do expediente na Comarca de Brasiléia

Publicado

em

Desembargadora Regina Ferrari – Foto: divulgação

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, assinou nova portaria nesta segunda-feira, 3, prorrogando a suspensão do expediente nas unidades jurisdicionais da Comarca de Brasiléia, pelo período de 3 a 5 de abril. O serviço jurisdicional funcionará permanentemente em regime de plantão.

Embora as águas já tenham baixado na região de Brasiléia, ao assinar a medida, a presidente levou em consideração que o Fórum Dr. Evaldo Abreu de Oliveira está sem condições de uso, passando por limpeza e manutenção.

De acordo com a Portaria nº 1177 / 2023, neste período, ficam suspensos os prazos processuais nas Comarcas de Brasiléia e de Rio Branco, assim como nas unidades do Segundo Grau de Jurisdição (Tribunal de Justiça), e as audiências e sessões presenciais e telepresenciais já marcadas, poderão ocorrer caso as partes e advogados estejam presentes (presencial ou telepresencial) ou não tenham manifestado objeção quanto à realização do referido ato processual.

As fortes chuvas caídas sob o território do Estado do Acre nos últimos dias, especialmente na capital Rio Branco, cuja intensidade provocou a declaração de estado de emergência através do Decreto n.º 11.207, de 24 de março de 2023, e decreto de emergência no Município de Brasileia, por meio do Decreto n.º 017, de 25 de março de 2023, tem feito a Administração do TJAC alterar fluxo em razão de muitos magistrados, servidores e colaboradores, além de advogados e as partes processuais terem sido atingidos pelas águas.

Comentários

Continue lendo

Flash

Veja vídeos: Trump é retirado de comício após tiros; ex-presidente passa bem, diz campanha

Publicado

em

Ex-presidente falava a apoiadores na Pensilvânia; uma pessoa e o atirador foram mortos, diz agência

Fernanda Perrin

Um comício de Donald Trump em Butler, no estado da Pensilvânia, foi interrompido neste sábado (13) após sons de tiros. O ex-presidente foi retirado do local aparentemente ferido. A campanha do republicano diz que ele está bem e passando por exames.

Uma pessoa do público e o atirador foram mortos, e uma segunda pessoa foi ferida e está em condições graves, segundo o promotor do condado, Richard Goldinger.

No momento em que os barulhos foram ouvidos, Trump levou a mão à orelha direita e, em seguida, abaixou-se, assim como vários apoiadores que apareciam no fundo da transmissão. Um grito que parecia de uma mulher pode ser ouvido ao fundo. Ao se levantar, ele tinha um pouco de sangue na orelha, bochecha e mãos.

Agentes do serviço secreto subiram no palco e retiraram o ex-presidente, escoltando-o até um carro. Trump saiu do palco erguendo o punho, em um gesto para demonstrar força, enquanto o público ao seu redor gritava “USA! USA!” (sigla em inglês para EUA). A foto desse momento está sendo repostada por aliados e apoiadores nas redes sociais.

O acontecimento embaralha ainda mais a corrida eleitoral pela Casa branca. Trump lidera a corrida por uma margem apertada, segundo pesquisas de intenção de voto. A convenção republicana, em que ele será oficializado como o candidato do partido, está programada para começar nesta segunda (15).

“O presidente Trump agradece às forças de segurança e aos socorristas pela rápida ação durante este ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em uma unidade médica local. Mais detalhes seguirão”, disse em nota porta-voz da campanha, Steven Cheung.

O serviço secreto está tratando o local, que foi evacuado, como uma cena de crime ativa. Dois homens armados fizeram uma varredura do palco, enquanto policiais corriam ao fundo. O Departamento de Justiça e o FBI devem se juntar à investigação do incidente agora.

“Um incidente ocorreu na noite de 13 de julho em um comício de Trump na Pensilvânia. O Serviço Secreto implementou medidas de proteção e o ex-presidente está seguro. Esta é agora uma investigação ativa do Serviço Secreto e mais informações serão divulgadas quando estiverem disponíveis”, disse o porta-voz do órgão, Anthony Guglielmi.

Trump tinha falado por cerca de dez minutos quando os sons foram ouvidos. Havia expectativa de que ele anunciasse sua escolha para vice-presidente no evento.

Em seu perfil no X, Donald Trump Jr ., filho do republicano, postou uma foto do pai com a frase “ele nunca parará de lutar para salvar a América”. A foto viralizou nas redes sociais.

O bilionário Elon Musk, dono da rede social, também postou um vídeo do momento em que Trump se abaixa no comício, aproveitando a publicação para oficializar seu apoio ao republicano na disputa pela Casa Branca.

Comício de Trump é interrompido após sons de tiros, na Pensilvânia — Foto: AP Photo/Evan Vucci

A Casa Branca afirmou em nota que o presidente e provável adversário de Trump nas urnas nas eleições em novembro, Joe Biden, foi informado sobre o incidente, assim como a vice, Kamala Harris. Nenhum dos dois se manifestou até agora. O democrata estava na missa em uma igreja em Delaware quando o incidente aconteceu.

Democratas lamentaram o incidente. O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, disse que foi informado sobre a situação e que “violência direcionada a qualquer partido político ou liderança política é absolutamente inaceitável”.

O líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer, se disse horrorizado com o que aconteceu e aliviado pelo fato de que o ex-presidente está seguro.

O comício acontecia em uma cidade a cerca de uma hora de Pittsburgh, capital da Pensilvânia. Para participar o evento, era preciso fazer um registro online simples, que exigia poucas informações pessoais e, ao entrar nele, passava-se por uma checagem de segurança.

Em razão do calor, a segurança foi afrouxada para permitir a entrada de guarda-chuvas, desde que estes não tivessem ponta de metal, e garrafas d’água, desde que de plástico. As instruções proibiam, no entanto, que os participantes portassem mochilas e bolsas no evento.

Segundo participantes do evento, foi necessário passar por um detector de metais na entrada.

A Pensilvânia exige verificação de antecedentes para vendas de pistolas, mas não para fuzis.

Este texto está em atualização.

Comentários

Continue lendo

Flash

Programa “Meu DIU” oferece opções seguras de contracepção para mulheres em Brasiléia

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente o Programa “Meu DIU” na Unidade de Saúde Tufic Mizael Saady. Esta iniciativa visa proporcionar opções seguras e acessíveis de planejamento familiar para mulheres em idade fértil.

O Programa “Meu DIU” oferece a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) a todas as mulheres que atenderem aos critérios estabelecidos. Para participar, as interessadas devem realizar o planejamento familiar nas Unidades Básicas de Saúde de Brasiléia e agendar uma consulta na Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura de Brasiléia reafirma seu compromisso com a saúde da mulher ao lançar esta iniciativa. O programa visa melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres do município, oferecendo uma alternativa eficaz e de longo prazo para o planejamento familiar.

A Prefeitura convida toda a comunidade a prestigiar este importante evento, que marca um passo significativo na promoção da saúde feminina em Brasiléia. O programa “Meu DIU” não só proporciona mais opções às mulheres, mas também fortalece o compromisso da administração municipal com o bem-estar de seus cidadãos.

Este lançamento representa mais uma medida concreta para atender às necessidades de saúde da população, com um foco especial na prevenção e no cuidado contínuo com a saúde das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Flash

Empresários do setor de refrigeração e lideranças da Baixada declaram apoio à reeleição de Bocalom

Publicado

em

O pré-candidato a prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL-AC) participou, na noite desta sexta-feira (12), de uma reunião com empresários do setor de refrigeração. A reunião aconteceu em um local particular, na Chácara Ipê.

Reunindo dezenas de empresários das mais importantes empresas do setor na capital acreana, o encontro foi idealizado pelo pré-candidato a vereador Francineudo Costa (UNIÃO-AC), que também é empresário do ramo. Para ele, essa reunião é importante por uma série de fatores, mas principalmente por dar aos empresários a oportunidade de dialogar com Bocalom. “Aqui, existem várias empresários deste setor importante, que dá sustentação para a economia acreana”.

A classe dialogou sobre o trabalho que diversos empresários tem realizado no estado e na capital, e também expressou satisfação na atenção que Estado e Prefeitura têm dispensado, colaborando com o fortalecimento da categoria.

Bocalom agradeceu pelo convite e por todas as declarações dos representantes do setor de refrigeração. “Estou muito feliz com essa conversa franca; mais feliz ainda por perceber que a classe reconhece os avanços já realizados. Essa é a nossa obrigação: tratar de forna honesta e transparente a coisa pública, valorizar o empresário que gera riqueza a nosso estado, contribuindo com a economia e desenvolvimento da nossa cidade”.

Uma das maiores empresárias do ramo destacou que sente-se respeitada e valorizada pela atual administração pública da cidade, que cumpre com seus compromissos com a população e com todos os prestadores de serviços do município.

“Nós temos o prazer de estarmos todos reunidos, eu e outras grandes empresas, para alem de ser escutados e levar as demandas do setor, declarar satisfação e apoio ao atual prefeito”. A fala foi reforçada por outros empresários do ramo.

Reunião na Baixada

A noite de sexta-feira (12) também foi palco de uma reunião na Baixada da Sobral, que reuniu dezenas de líderes comunitários da região para apoiar a reeleição do pré-candidato Tião Bocalom; que estava acompanhado, na ocasião, do pré-candidato a vice-prefeito Alysson Bestene (Progressistas-AC).

Um dos moradores da regional — e um dos anfitriões, Nickson Alves — conta que decidiu organizar o encontro para declarar, voluntariamente, apoio ao pré-candidato Bocalom por se sentir pertencente a um projeto de desenvolvimento, o que não acontecia em tempos passados.

“Nossa região possui muitas lideranças e esse encontro serviu para reunir muitas delas em apoio à reeleição do prefeito Bocalom. Pessoas que nunca se viram em projetos anteriores, mas que fazem parte do maior colégio eleitoral da capital e querem apoiar esse projeto”.

O encontro também contou com a participação e organização de Douglas Costa, presidente de bairro do João Eduardo I; ele comemora a reunião e afirma que esse grupo irá fortalecer a empreitada de Bocalom à reeleição. “Juntamos amigos importantes para essa caminhada rumo à reeleição do nosso prefeito Tião Bocalom. Foi maravilhoso, superou nossas expectativas. Vamos em frente!”.

Comentários

Continue lendo