Preocupação: Rio Acre está com nível abaixo de 2005 em Brasiléia

Alexandre Lima, com Marcus José

O 1º dia de agosto na fronteira do Acre, se pode dizer que de boas novas, referente ao nível do Rio Acre que vem registrando uma vazante abaixo do normal todos os dias desde o início do verão amazônico. Isso está indo de encontro ao aconteceu no ano de 2015, quando a fronteira foi assolada pela maior enchente da história que chegou próximo aos 15 metros.

Na estação existente na cidade de Epitaciolândia onde estão as réguas de medição, foi registrado apenas 1,13cm. Segundo foi informado por moradores antigos e do funcionário que cuida das réguas, essa seria a maior seca registrada após 2005.

Como foi registrado antes na cidade de Assis Brasil, na fronteira com o Peru, o nível do rio Acre também registrou sua maior seca dos últimos anos e está preocupando os moradores, autoridades e os pescadores, que registraram morte de peixes pela falta de oxigênio e da pouca águas em alguns lugares.

Segundo foi informado, o abastecimento nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia estão normais, devido a recolocação da bomba de captação para que não afetasse a distribuição nas residências. O diretor do Depasa em Brasiléia vendo o baixo nível do rio, pede que os moradores não desperdicem água.

Com a preocupação por parte das autoridades do Acre, o governador Sebastião Viana, vem fazendo um apelo nas redes sociais aos moradores da Capital, para que poupem água em suas casas, devido o nível estar abaixo do normal na estação de captação.

Veja a vídeo reportagem

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima