Prefeitura realiza campanha Novembro Azul em Epitaciolândia

Intensificando as ações de conscientização sobre a importância do cuidado integral com a saúde do homem, A Prefeitura de Epitaciolândia, através do Núcleo de Apoio a Saúde da família (NASF) realizou nesta quinta-feira, 19, na Unidade de Referência de Pronto atendimento (URPA) uma palestra alusiva a campanha novembro azul.

A ideia é que durante o mês de novembro seja elaborado, junto às demais Unidades de Saúde, estratégias para conscientização, prevenção e a importância do diagnóstico precoce das doenças que atingem à população masculina.

O Secretário José Maria explica que culturalmente o homem resiste em cuidar de si e de sua saúde, e isso vem contribuindo para índices cada vez maiores de agravos e danos a saúde desse homem e destaca a importância da promoção e incentivo aos hábitos saudáveis. “Saúde não é apenas quando se está com algum sintoma ou doença, mas os cuidados que são tomados antes. Não é por nunca ter tido um problema de saúde que não precisa haver o cuidado”, afirma.

A campanha do Novembro Azul busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos. “Estamos reforçando um olhar integral à saúde do homem e alertando para outros agravos mais incidentes que o câncer de próstata. Muitas pessoas acreditam que essa campanha é apenas sobre o câncer, mas não é bem assim, ela serve para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância de seu rastreamento oportuno, mas também objetiva fazer com que o homem se cuide em sua integralidade evitando outros agravos”, Explica o secretário.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima