Previsto na Constituição Federal, o PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública, organizando as ações do governo em programas de bens e serviços para a população.
Para o Prefeito Tião Flores o objetivo de fazer a audiência em dois momentos para que agindo assim, saísse um plano uniforme, ouvindo e apontando de fato cada demanda que deverão se transformar em metas e prioridades de investimentos para o próximo quadriênio 2018 a 2021.
Para o vice prefeito Raimundão, é bom ouvir cada classe para que possa fazer um plano exequível, ou seja, um plano que possa ser executado atendendo assim os anseios das comunidades tanto Urbana quanto Rural.
Para a Dona Devanir V. da Silva Presidente da Associação do Pólo da Estrada Velha, poder opinar e participar no planejamento dos projetos e investimentos é uma forma de fazer com que a voz da produtor rural ser ouvida, pois só eles sabem de quais investimentos precisam para poder ter uma melhor qualidade de vida.