Acre

Prefeitura realiza ação de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e Adolescente

A Prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social realizou durante esta semana programação em alusão ao dia 18 de maio para conscientizar as pessoas sobre a importância do enfrentamento ao abuso ou exploração sexual de crianças ou adolescentes.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Segundo relatou a Secretária Eliade Maria, apesar de ter um dia específico como a data 18 de maio, a luta é diária, e todos os dias o trabalho tem que ser feito.

“Aqui estamos realizando uma campanha em alusão ao dia 18 de maio, que celebra a luta de combate à exploração sexual e o combate a violência contra a criança e ao adolescente, porém o combate tem que ser feito todos os dias, pois onde menos se espera é lá que a violência acontece, a prefeitura tem implementado políticas para fortalecer a base familiar e tirar nossa crianças da vulnerabilidade, mas a arma mais forte é a denúncia, nunca se omita, busque as autoridades e evite que nossas crianças e adolescente sejam abusadas ou exploradas.” Destacou a Secretária.

Estiveram presentes no evento realizado na Ponte Metálica José Augusto, a Secretário de Assistência Social, Marco Ribeiro Vereador, Regiane Moreira Secretária de Administração e Servidores da SEMCIAS.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria