Geral

Prefeitura prepara Parque de Exposições para abrigar famílias atingidas pela cheia do Rio Acre

A Prefeitura de Rio Branco tem realizado uma força tarefa para conseguir se antecipar frente ao nível do Rio Acre que está subindo em decorrência das fortes chuvas que assolam a capital acreanae interior. Por isso, todas as secretarias estão mobilizadas para, o quanto antes, reativarem o abrigo do Parque de Exposições.

Na manhã deste sábado (24), as equipes da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), já estavam no local realizando a limpeza do parque e colocando a iluminação no espaço que vai receber as famílias atingidas pela enchente.

Joabe: São mais de 300 pessoas fazendo a limpeza (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“O prefeito Tião Bocalom determinou prioridade total no atendimento às vítimas da enchente. Nós estamos com uma força tarefa aqui no Parque de Exposições desde ontem fazendo a limpeza geral, são mais de 300 pessoas aqui dentro. Tudo que for preciso vai ser disponibilizado para a população que tem sofrido com esse alagamento nas suas casas”, destacou o secretário da SMCCI, Joabe Lira.

De acordo com o chefe da Divisão de Manutenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), José Maria, os boxes deste ano seguirão o mesmo padrão do ano passando, com dois compartimentos, sendo sala e quarto, medindo 4,40 m x 3,30 m.

José: “Serão 66 boxes” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós iniciamos as construções dos boxes hoje, espero até amanhã estar com 40 boxes já prontos para trazer as famílias que estão desabrigadas. E até, no máximo, segunda-feira concluir os 66 que cabem nesse galpão aqui. Se houver necessidade de mais construção, nós faremos em outros galpões que existem à disposição”.

O secretário municipal de Gestão Administrativa (SMGA), Jonathan Santiago, destacou que na próxima semana o prefeito deve estar assinando o decreto de emergência para que seja possível usar os recursos necessários em prol do cuidado com as pessoas que estão sendo atingidas pela cheia do rio.

“É importante frisar que o município já vai empenhar recursos próprios, não vai esperar nenhum recurso do Governo Federal, haja vista que tudo foi deixado em orçamento e com previsão caso viesse a alagação em 2024, isso já foi planejado e pensado em 2023. Então, o município vai estar prestando esse socorro as pessoas desde as mudanças e também aqui quando chegarem no abrigo com o acolhimento necessário”.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria