fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura lança nova fase do programa “Mais Saúde” com atendimento odontológico nas escolas

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Seme), lançou na manhã desta quarta-feira (8), o programa “Mais Saúde”, do governo federal. Este programa marca o início da reformulação do Programa Saúde na Escola (PSE) que é um esforço conjunto da prefeitura com as secretarias de Saúde e Educação para oferecer atendimento de saúde às crianças nas escolas. O “Dia D” representa o ponto de partida para esta nova fase do programa.

“Com o trabalho preventivo, principalmente na escola, nós vamos ter adolescentes e adultos com a saúde bucal bem mais em dia e com menos problemas graves na boca”, explicou o dentista Michel Matos.

José: “A gente vem alertar sobre a importância da escovação” (Foto: Assecom)

O programa passará por mudanças significativas. Além das tradicionais palestras e atividades de prevenção, como aplicação de flúor e escovação, agora também incluirá atendimento direto às crianças. Isso significa que as crianças que necessitam de cuidados odontológicos serão atendidas nas próprias escolas. Os serviços oferecidos incluem aplicação de selante dentário, uma medida preventiva para evitar problemas futuros.

“É uma ação que começou na Escola Chico Mendes e está sendo realizada em mais de 20 escolas, o PSE, que é uma ação da saúde bucal. A gente vem alertar sobre a importância da escovação, e isso aí é uma coisa de grande importância para nossas crianças”, disse o diretor de Gestão da Seme, José Mendes.

Hélio: “Com o trabalho preventivo nós teremos adolescentes e adultos com a saúde bucal em dia” (Foto: Assecom)

Este novo modelo de atendimento será realizado em três ciclos ao longo do ano, proporcionando um acompanhamento regular e abrangente da saúde bucal das crianças. Com essas mudanças, o PSE visa aprimorar ainda mais o cuidado com a saúde das crianças, garantindo que elas recebam atenção adequada sem interromper suas atividades escolares.

“O Programa Saúde na Escola, de forma geral, é uma ação conjunta de grande importância que é o trabalho preventivo nas crianças. Se a gente não trabalhar o preventivo, a gente vai ter doença lá na frente”, falou o diretor da Escola Chico Mendes, Hélio da Silva.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Segurança Pública realiza 2ª fase da Operação Guardiões da Cidade em Rio Branco

Publicado

em

Por

Os carros parados estrategicamente na lateral da avenida, com cones posicionados em fileira, anunciavam o início das abordagens da Operação Guardiões da Cidade, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio da Polícia Militar (PMAC), neste sábado, 18, em Rio Branco.

Segurança Pública realiza segunda fase da Operação Guardiões da Cidade em Rio Branco. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A operação, que já está na segunda fase, tendo sido a primeira realizada no começo de maio, tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e garantir o direito de ir e vir de toda a sociedade acreana, por meio de abordagens de ponto fixo e móvel nos bairros da capital, visando recuperar veículos roubados.

Operação com ponto fixo na Avenida Amadeu Barbosa. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que as operações são fundamentais para o combate à criminalidade. “Operações como a Guardiões acontecem durante todo o ano, com a atuação de todo o Sistema Integrado de Segurança Pública [Sisp], sendo essencial para a redução dos índices de violência e para assegurar a sensação de segurança da população”, diz.

O comandante da operação, capitão Edjanio Maciel Moraes, explica que a ação vai se estender por todos os  fins de semana de maio. Haverá no mínimo 30 policiais atuando, tanto em bloqueios fixos e móveis nas regiões, por meio de rondas com as viaturas.

Capitão Edjanio Maciel Moraes é comandante da operação. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A operação envolve a Polícia Militar, o Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) e o Batalhão Ambiental, que, juntos, neste fim de semana realizaram bloqueios e rondas nos bairros Belo Jardim, Santo Afonso, Rosalinda e avenidas Chico Mendes e Amadeu Barbosa.

Ronda foi realizada nos bairros da capital. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Foram abordados 46 veículos, 69 motocicletas, 22 pessoas a pé e 10 bicicletas, além de terem sido efetuadas duas remoções e a apreensão de uma arma do tipo submetralhadora com carregador e munições.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Bandidos furtam TV de posto de saúde e teleconsultas são suspensas em Tarauacá

Publicado

em

Teleconsultas são parte integrante do Programa de Telemedicina, que oferece diversas especialidades médicas em parceria com profissionais do Hospital Albert Einstein

“Pedimos a compreensão da comunidade, pois a substituição do equipamento não será possível em curto prazo”, explicou secretaria de saúde de Tarauacá. Foto: ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Tarauacá informou nesta segunda-feira, 20, que nesse fim de semana o Posto de Saúde Padre Hubert foi invadido por bandidos e uma TV, essencial para a realização de teleconsultas por videoconferência, foi furtada.

Mackenz Oliveira, Secretário de Saúde de Tarauacá, declarou que a ausência da TV pode levar à suspensão temporária desses atendimentos, uma vez que são realizados online. “Pedimos a compreensão da comunidade, pois a substituição do equipamento não será possível em curto prazo”, explicou.

As teleconsultas são parte integrante do Programa de Telemedicina, que oferece diversas especialidades médicas em parceria com profissionais do Hospital Albert Einstein, localizado no estado de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Esjud abre inscrições para curso “Tomada de Decisão e Tecnologia”

Publicado

em

Por

Objetivo é fornecer uma compreensão das descobertas e propostas das neurociências, como a interface cérebro-máquina e a inteligência artificial.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) abriu as inscrições para o curso “Tomada de Decisão e Tecnologia”. O prazo segue até o dia 24 deste mês de maio, basta acessar o Portal da Escola (https://esjud.tjac.jus.br/), em seguida Calendário de Inscrição ou clicar aqui.

A atividade será realizada de 10 a 28 de junho deste ano, sempre na modalidade EaD. Com carga-horária de 40 horas-aula, será disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola.  

São 40 vagas destinadas a magistrados(as) e assistentes/assessores(as) de Gabinete da Justiça Estadual. O curso é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Objetivo e importância da ação

O objetivo é fornecer uma compreensão abrangente das descobertas e propostas das neurociências, especialmente no que se refere às interfaces cérebro-máquina, combinadas com a inteligência artificial. Isso permitirá uma visão mais profunda dos desafios e oportunidades apresentados pelo neurodireito, incluindo questões como o direito ao livre-arbítrio, o direito à privacidade mental e a proteção contra vieses algorítmicos.

A compreensão do funcionamento do cérebro humano, de suas peculiaridades e dos efeitos delas na tomada de decisão são essenciais para quem tem por profissão “dizer o direito”. São primordiais para quem decide questões às vezes tão complexas e que exigem o pensamento analítico.

Formadores

Os facilitadores da ação educacional são dos mais renomados do Brasil, não apenas na área jurídica, mas também em Direitos Humanos, Filosofia, Psicologia, Neurociência, Estudos Interdisciplinares, Automação e Inteligência Artificial, etc.

Para conhecer todos os currículos dos formadores, confira aqui o Edital nº 93/2024.

Juiz de Direito Tiago Gagliano (TJPR);

Juiz de Direito Thiago de Oliveira (TJPI);

Rosivaldo Júnior (TJRN);

Jeremias de Melo (TJPB);

Esdras Benchimol (TJRR);

Leo Perazzo (professor da UFPR).

Ementa

Modelos e Teorias da Cognição: dualismo/monismo, fisicalismo, funcionalismo, behaviorismo, naturalismo biológico, eliminativismo, enativismo; Inteligência Artificial, Mente e Cognição: tendências, conflitos e mitos; Mente Estendida e conteúdos previamente endossados: Cognição 4E e Cognição Corporificada; Aplicações e Impactos da Inteligência Artificial no cenário da tomada de decisão; Desafios epistêmicos, jurídicos e éticos na aplicação das teorias da cognição à tomada de decisão. Eras da inteligência artificial. Fundamentos de neurociência. Interface cérebro-máquina. Neurodireito e tomada de decisão. Neurociência x neurodireito. limitações dos modelos de linguagem baseados em IA, como alucinações e imprecisões, propor estratégias para aprimorar a precisão da IA, incluindo verificação com fontes confiáveis e feedback constante e examinar experimentos relacionados que demonstram a aplicação dessas estratégias em casos judiciais. Formulação adequada de prompts para otimizar a comunicação com a IA, etc. 

*Matéria publicada em 17 de maio na intranet.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo