Vinte alunos concluem Curso de Hidroponia oferecido por parceria entre Prefeitura, IEPTEC e Gabinete do Deputado Manoel Moraes. Foto: Davi Castelo/Dircom Xapuri
Um projeto iniciado ainda no ano passado, antes mesmo do começo da nova gestão municipal, teve um momento especial nesta segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025, com a entrega dos diplomas aos concluintes do Curso de Hidroponia. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre o município de Xapuri, o Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), e o Gabinete do Deputado Manoel Moraes.
Pelo município, a ação foi liderada pelas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, que instalaram um protótipo para o cultivo de alfaces por meio da hidroponia, técnica que permite a produção de hortaliças sem o uso do solo. Entre as vantagens do método estão a dispensa de defensivos agrícolas e a maior eficiência no uso de recursos hídricos.
Nesta segunda-feira, 20 alunos, incluindo produtores que já cultivam hortaliças, receberam seus certificados. Joilton Miranda, um dos formandos, compartilhou seu entusiasmo com a iniciativa: “As pessoas precisam acreditar mais em ações como essas e evitar fazer críticas antes de conhecer os projetos voltados para o apoio à produção.”
Produtor rural Joilton Miranda recebe certificado das mãos do vice-prefeito Vânio Miranda. Foto: Davi Castelo/Dircom Xapuri
Outro produtor diplomado, Juarle Farias, destacou o potencial transformador do curso: “Isso aqui é algo diferente. A gente rala para conseguir a estrutura, mas depois que consegue, é algo inovador. Isso aqui é para mudar a cara de Xapuri. Quero agradecer ao deputado Manoel Moraes, que trouxe esse grande incentivo, através do IEPTEC, ao prefeito Maxsuel Maia, ao vice-prefeito Vânio Miranda, ao Eliomar e toda a equipe responsável por isso tudo.”
Agricultor familiar Juarle Farias: “Isso aqui é algo diferente”. Foto: Davi Castelo/Dircom Xapuri
O vice-prefeito Vânio Miranda, um dos entusiastas do projeto, reforçou o apoio do deputado Manoel Moraes e incentivou os formandos a investirem no modelo de produção. “Pela qualidade das hortaliças, há mercado garantido em Xapuri e em municípios vizinhos. Então, para nós, foi muito bom abraçar essa causa”, afirmou.
Ricardo Veras, coordenador geral da Escola Roberval Cardoso/IEPTEC, destacou a importância das parcerias: “É um grande prazer para o IEPTEC poder estar aqui hoje e comprovar o que um trabalho em conjunto faz. Quando vejo uma produção como essa, me pergunto: já imaginaram quantos espaços em Xapuri podem ser aproveitados para essa produção? Isso mostra que temos condições de nos tornar um grande produtor de hortaliças e outros produtos.”
Protótipo de produção de hortaliças sem uso de solo pode ser modelo para incremento da produção em Xapuri. Foto: Márcia Rodrigues/Dircom Xapuri
Gerlande Sales, representando o presidente do IEPTEC, Alípio Wanderley Neto, ressaltou o crescimento da instituição: “O IEPTEC se sente muito honrado em participar dessa parceria e se coloca à disposição para novos projetos. Hoje, comemoramos a marca de mais de 16 mil alunos atendidos, em todos os 22 municípios do Acre. No ano passado, atingimos pouco mais de 10 mil alunos, e no anterior, cerca de 3 mil. Esses saltos só são possíveis através de parcerias.”
O prefeito Maxsuel Maia agradeceu ao deputado Manoel Moraes pelo apoio: “A gente só não desenvolve se não quiser, e eu tenho certeza que queremos. Quero parabenizar e agradecer especialmente ao nosso deputado Manoel Moraes, o maior incentivador desses projetos que estão dando certo em Xapuri. Temos um projeto de desenvolvimento para a agricultura, e as emendas do deputado são fundamentais. A mudança de vida da população passa pela agricultura, e nossa gestão será parceira em tudo o que disser respeito a isso.”
Deputado Manoel Moraes apoiou projeto por meio de emenda parlamentar. Foto: Davi Castelo/Dircom Xapuri
O deputado Manoel Moraes encerrou o evento com uma mensagem de otimismo: “Isso aqui é um exemplo, uma semente que plantamos. Quando alguém quiser fazer algo semelhante, vamos usar nossa Secretaria de Agricultura para ajudar. Esse sistema não está aqui de graça. Já o vi em Manaus e em Rio Branco, abastecendo supermercados como o Araújo com alface. Xapuri será referência em produção de muita coisa no Acre. Café, cacau, mandioca e maracujá são exemplos dessas possibilidades.”
O evento marcou mais um passo no fortalecimento da agricultura local, demonstrando que a união entre poder público, instituições de ensino e a comunidade pode gerar resultados transformadores para a região, fazendo de Xapuri um lugar onde as pessoas possam viver no campo e na cidade.
Gerlande Sales, representando o presidente do IEPTEC, Alípio Wanderley Neto, ressaltou o crescimento da instituição no estado. Foto: assessoria