fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura entrega certificados da primeira turma do curso de informática básica na Educação

Publicado

em

O Curso de qualificação profissional, foi oferecido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), onde o aluno aprendeu as principais noções e conhecimentos de informática básica, como organizar a área de trabalho, navegar e pesquisar na internet, fazer downloads, enviar e-mails, utilizar editores de textos, criar planilhas, slides, instalar e utilizar programas e equipamentos, utilizar os recursos básicos tecnológicos voltados para educação, ou seja, atualizar os professores e gestores da educação quanto as ferramentas digitais.

A secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, enfatizou a importância da qualificação dos coordenadores administrativos.

“No decorrer do curso alguns outros demonstraram interesse e eles foram também participar. Então são 45 ao todo que hoje nós estamos aqui entregando um certificado onde o prefeito Bocalom desde que nós entramos ele pediu para o professor, olhar pela formação de todos os profissionais da educação e é isso que nós estamos fazendo.”

Na manhã desta quarta-feira, os profissionais de educação receberam o certificado em uma cerimônia de reconhecimento ao esforço dos profissionais de educação, o prefeito fez questão de entregar o reconhecimento aos profissionais.

“Nossos alunos receberam notebooks, receberam tablets, os professores receberam notebooks, as escolas receberam computadores novos, internet em todas as escolas, e aí, agora nós precisamos saber usar essa ferramenta. Então é por isso que foi feito este curso agora e vamos continuar dando curso durante o ano todo, nós precisamos usar com muita habilidade e saber explorar tudo o que a tecnologia não nos oferece. Toda a equipe escolar precisa, urgentemente, se atualizar com relação à tecnologia da informação.”

Os professores hoje se sentem qualificados para o uso das ferramentas digitais.

“Eu acho que agora nós temos capacidade de fazê-los com mais facilidade. Aquilo que muitas vezes nós não tínhamos condição nem de manusear por não conhecer. Hoje nós temos toda a capacidade de fazermos o melhor trabalho. E isso tudo para as nossas crianças. Muito obrigada”, agradeceu a servido pública Nadine Morais.

A servidora pública, Fanny Ribeiro, diz que antes do curso era analfabeta digital. Hoje, por incentivo também do filho, ela já está navegando no mundo da tecnologia digital.

“Meu filho me ensinou, mas eu não desisti de continuar aprendendo. Tenho que sair desse analfabetismo. E agora eu saí, graças a Deus. E graças ao nosso prefeito e ao nosso secretário que nos proporcionaram esse curso.”

Comentários

Continue lendo

Geral

Grande operação do MP e forças policiais cumpre mandados contra criminosos na Ponta do Abunã

Publicado

em

O trabalho é fruto de mais uma ação integrada de combate ao crime organizado na cidade de Porto Velho/RO, composta pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), entre outras forças.

O nome atribuído à operação é uma referência ao comportamento de alguns dos investigados, ostentando abertamente em redes sociais o porte e a posse de armas de fogo

Com assessoria

A Operação Audácia 2, coordenada pelo Ministério Público de Rondônia e as forças policiais no estado, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (14), na região da Ponta do Abunã, em Porto Velho.

O objetivo principal da operação é cumprir 29 mandados de busca e apreensão deferidos pelo Poder Judiciário, para instruir Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado no MPRO, para apurar a suposta prática dos crimes de constituição ou integração de organização criminosa com emprego de arma de fogo e participação de criança ou adolescente, atuante na Ponta do Abunã, especificamente nos Distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia.

A ação também tem por finalidade a recaptura de foragidos da justiça, o cumprimento de mandados de prisão em aberto, além de eventuais flagrantes constatados durante as buscas ou durante o patrulhamento que será realizado pelas forças de segurança em toda a região, como, por exemplo, posse ou porte ilegal de arma de fogo e/ou munição, receptação, tráfico de drogas e crimes ambientais.

O trabalho é fruto de mais uma ação integrada de combate ao crime organizado na cidade de Porto Velho/RO, composta pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e pelo Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (GAESP), ambos do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), pela Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), Polícia Penal do Estado de Rondônia (PPRO) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A ação conta com a participação das equipes da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado da SESDEC (FTICCO), Batalhão de Operações Especiais da PMRO (BOPE), Batalhão de Choque da PMRO (BPCHOQUE), Batalhão Ambiental (BPA), Batalhão de Trânsito da PMRO (BPTRAN), Forças Táticas do 1º, 5º e 9º Batalhões da PMRO, Centro de Inteligência da PMRO (CI), da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE), Núcleo de Operações e Núcleo de Patrulhamento Tático da PRF, Exército Brasileiro (EB), Gerência de Inteligência Penitenciária da SEJUS (GIP), Grupo de Ações Penitenciárias Especiais da SEJUS (GAPE) e Gerência de Aviação do Estado (GAVE), totalizando um efetivo superior a 300 (trezentos) policiais.

O nome atribuído à operação é uma referência ao comportamento de alguns dos investigados, ostentando abertamente em redes sociais o porte e a posse de armas de fogo, inclusive de uso restrito, grandes quantidades de dinheiro, droga e referências expressas à facção criminosa da qual se dizem integrantes, desprezando claramente as repercussões e riscos decorrentes desse tipo de postagem, desafiando e afrontando as forças de segurança pública, demonstrando certeza da impunidade e manifestando claramente a intenção de dominar a região aproveitando-se do distanciamento geográfico da capital, estando o ponto mais distante de atuação dos criminosos a cerca de trezentos e cinquenta quilômetros.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeitura de Epitaciolândia lança o programa “Saúde na Escola”

Publicado

em

A gestão municipal de Epitaciolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na última segunda-feira (13) ao programa “Saúde na Escola”. O projeto visa proporcionar imunização, palestras sobre saúde bucal e promover a conscientização entre alunos, pais e servidores.

O evento inaugural aconteceu na Escola Municipal João Pedro da Silva, marcando o ponto de partida de uma série de atividades programadas ao longo do mês de maio. A iniciativa busca não apenas fornecer cuidados médicos, mas também educar a comunidade escolar sobre práticas saudáveis e prevenção de doenças.

Autoridades locais destacaram a importância do programa para a promoção da saúde e bem-estar da população estudantil e seus familiares. A expectativa é de que o “Saúde na Escola” contribua significativamente para a melhoria dos índices de saúde na região, impactando positivamente na qualidade de vida da comunidade epitaciolandense.

Comentários

Continue lendo

Geral

Argentina: Encontraram um bebê de um ano engatinhando sozinho no meio da noite

Publicado

em

Aconteceu na província de Córdoba – Argentina. Depois de levá-lo sob custódia, os policiais conseguiram localizar sua mãe

Fonte Iforbae
Na manhã desta terça-feira  ocorreu um  episódio inusitado em Villa La Lonja, bairro popular localizado na zona sul de Córdoba Capital. A polícia em um posto de controle encontrou um bebê de um ano engatinhando em uma estrada de terra, completamente sozinho.
A tropa – que patrulhava a área – pegou o bebê nos braços, cobriu-o com um cobertor e o abrigou. Depois, com a colaboração de vizinhos, conseguiram localizar a mãe para entregá-lo. Trata-se de uma menina de 24 anos que mora na região.

Polícia de Córdoba fala com vizinhos para encontrar a família do bebê

O episódio, ocorrido por volta das 03h30, ocorreu no cruzamento das ruas Manuel Astrada e Río Negro. Segundo a Polícia de Córdoba, participaram 911 operadores de câmeras de vigilância e membros do CAP.

Esta manhã as autoridades provinciais divulgaram o vídeo das câmaras de segurança, onde é possível ver o momento em que os agentes detectam a criança, bem como o seu regresso à família. Na gravação você também pode ver como um cachorro, animal de estimação da criança, a acompanha em todos os momentos .

O subcomissário Ariel Britos, que participou do resgate, explicou em conversa com o Infobae  como teria sido a saída do bebê de sua casa: “O que conseguimos conversar com a mãe é que o cachorro aparentemente tem o hábito de abrir a porta, então, a mãe estava com a criança, ele sai da cama, rasteja até a porta e sai para a rua .

“ Momentos depois com colegas que conseguiram vê-lo, foi feita uma busca com vizinhos locais e encontrámos a mãe”, relarou Ariel.

Imagens da incrível descoberta que a Polícia de Córdoba encontrou. Foto: captada

Embora não saibam quanto tempo o bebê ficou engatinhando sozinho em campo aberto, indicam que a criança percorreu cerca de 70 metros de sua casa até o local onde foi encontrada pelos policiais. A criança foi encontrada em uma estrada de terra, a pouco mais de dois metros da estrada.

“É relativamente próximo porque o bebê, apesar de engatinhar, não estava com frio, estava bem de saúde, estava feliz. Portanto, acreditamos que ele saiu de casa em algum momento recentemente. “Nós o envolvemos para que o orvalho noturno não lhe causasse nenhum dano e depois procuramos sua família”, explicou a Polícia.

_________________

Com a criança nos braços, os policiais começaram a fazer buscas nas casas próximas ao local e organizaram uma “busca em cadeia” para encontrar a mãe dele, que estava dormindo e não havia percebido que seu bebê havia fugido.

_________________

Outras fontes familiarizadas com o caso explicaram que o Serviço Nacional da Criança, do Adolescente e da Família interveio para apurar se se tratava de um caso fortuito ou se algum tipo de responsabilidade poderia recair sobre os pais da menina. “Pelo que pudemos constatar, o espanto da mãe e a gratidão de uma pessoa que estava consciente e lúcida, parece que foi um descuido, algo involuntário”, completou Britos.

Comentários

Continue lendo