Prefeitura e Secretaria de Assistência Social presenteia crianças e garante natal em Assis Brasil

Prefeito Humberto (c), ladeado pelo representante do CONDIAC, Emerson Leão, e a secretaria de ação Social, Lecy Felix – Foto: Assessoria

Da assessoria

A Prefeitura de Assis Brasil persiste o seu trabalho em favor dos mais carentes.

Foi realizado através da Secretaria de Assistência Social, uma confraternização com as crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Na ocasião foram entregues presentes natalino aos menores atendidos via programa.

O evento que foi realizado na sala de convivência onde funciona o programa contou com a presença do prefeito da cidade, Humberto Filho (PSDB), da secretária de Assistência Social, Lecy Felix, do secretario executivo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba – CONDIAC, Emerson Leão conselheiros tutelares e demais autoridades.

Para o prefeito Betinho (PSDB), é importante ações que visem ajudar as crianças, elevando a auto estima daqueles que vivem em situação de risco social. Humberto, que sempre ressalta o fato de ter tido uma infância pobre, diz que é gratificante poder presentear uma criança em uma data festiva como o natal. “ É algo que nos deixa imensamente satisfeito. É nossa colaboração para um natal melhor”, declarou.

Vale ressaltar que, o PETI é considerado um dos principais programas sociais desenvolvidos na atualidade para ajudar crianças em situação de risco social. O programa articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O programa compreende transferência de renda – prioritariamente por meio do Programa Bolsa Família –, acompanhamento familiar e oferta de serviços socioassistenciais, atuando de forma articulada com estados e municípios e com a participação da sociedade civil.

O Peti está estruturado estrategicamente em cinco eixos de atuação: informação e mobilização, com realização de campanhas e audiências públicas; busca ativa e registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; transferência de renda, inserção das crianças, adolescentes e suas famílias em serviços socioassistenciais e encaminhamento para serviços de saúde, educação, cultura, esporte, lazer ou trabalho; reforço das ações de fiscalização, acompanhamento das famílias com aplicação de medidas protetivas, articuladas com Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares; e monitoramento.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima