Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco lança Plano de Combate às Queimadas 2025 com novo portal de denúncias ambientais

Medida busca reduzir focos de incêndio durante a estiagem e melhorar resposta a denúncias; população poderá registrar ocorrências diretamente no site oficial

A ação integra o lançamento do Plano de Combate e Prevenção às Queimadas Urbanas 2025 e o novo Portal de Denúncias Ambientais e o Sistema de Gestão e Monitoramento de Queimadas. Foto: cedida 

Diante da seca dos rios e da baixa umidade do ar, que intensificam as queimadas urbanas, a Prefeitura de Rio Branco apresentou, nesta terça-feira (10), o Plano de Combate e Prevenção às Queimadas Urbanas 2025. O lançamento ocorreu no Horto Florestal e inclui um novo Portal de Denúncias Ambientais, que permitirá aos moradores reportar crimes ambientais diretamente no site da prefeitura.

O sistema, disponível na aba de portais do site oficial (Portal da Semeia.), substitui o antigo canal via WhatsApp e visa agilizar o processo de fiscalização. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, a ferramenta foi criada para garantir transparência e dar retorno aos denunciantes.

“Antes, as pessoas não sabiam se a denúncia havia sido apurada. Agora, o portal corrige essa falha, melhorando a comunicação e a eficiência no combate aos incêndios”, explicou Stedille. O plano também prevê ações educativas e fiscalização reforçada durante o período crítico de estiagem, que historicamente eleva os índices de queimadas na capital acreana.

Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a saúde pública e a participação cidadã no enfrentamento aos desafios ambientais do município. Foto: cedida 

No portal, o denunciante tem a opção de fazer registrar um crime ambiental de forma anônima ou se identificar. É solicitado ainda a localização da ocorrência, uma imagem, o tipo de crime denunciado e a descrição do dano ambiental.

Além de queimadas, é possível denunciar ainda:

  • Desmatamento
  • Maus-tratos de animais
  • Poluição atmosférica, de solo, das águas, visual
  • Lote baldio
  • Intervenção em Área de Preservação Permanente (APP)
  • Atividade não licenciada
  • Denúncias relacionadas a água e esgoto
  • Dentre outros.

A iniciativa agradou o aposentado Ronildo da Rocha. “Quanto mais formas de você fazer denúncia, facilita muito. Acho que é uma ideia maravilhosa, só tem que divulgar mais, tem que todo mundo ficar sabendo, ter a facilidade de acessar, poder fazer a denúncia sem complicação”, disse.

A prefeitura disponibiliza ainda o número de Disque Denúncia Ambiental pelo WhatsApp: (68) 3212-7466 .

O foco é a educação ambiental e a conscientização da população para evitar práticas como a queima de lixo doméstico ou entulho, contribuindo assim para um ar mais limpo em nossa cidade. Foto; cedida 

O portal já está disponível no site oficial da Prefeitura de Rio Branco. Para acessá-lo, basta entrar em meioambiente.riobranco.ac.gov.br ou, alternativamente, acessar o site da Prefeitura e clicar em Portal > Portal da Semeia.

Além disso, está disponível o número de Disque Denúncia Ambiental pelo WhatsApp: (68) 3212-7466, que funcionará como mais um canal de atendimento direto à população.

Veja vídeo assessoria:

Comentários

Publicado por
Marcus José