Café da manhã é servido por produtores rurais que agradecem prefeitura por melhorias nos ramais. (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Em agradecimento pelo trabalho realizado nos ramais moradores da Transacreana ofereceram, neste sábado (27), um café da manhã ao prefeito de Rio Branco Tião Bocalom e secretários da gestão. O prefeito reforçou o empenho da prefeitura em estar melhorando a vida dos que moram na zona rural da capital.
Raimunda: “É a primeira vez que nós, da nossa comunidade, estamos tendo apoio de prefeitura” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Segundo a presidente da Associação Bom Sucesso, Raimunda Silva, ela nunca havia visto uma gestão atuar tanto nos ramais e disse com alegria que agora, através dos investimentos feitos, os produtores podem plantar com segurança e assim, continuar tirando seu sustento da terra.
“A Prefeitura de Rio Branco está nos ajudando imensamente aqui na zona rural porque é a primeira vez que nós, da nossa comunidade, estamos tendo apoio de prefeitura. Anteriormente, não tínhamos apoio nem de prefeitura e muito menos do governo, e agora nós estamos tendo essa ajuda e a compreensão de um prefeito que está fazendo por nós”, enfatizou.
Assim como, dona Raimunda, seu Afonso Costa que é presidente da Associação de Moradores do ramal Cachoeira, fala sobre a atual realidade dos ramais da Transacreana que após anos, essa foi a primeira gestão que olhou para as necessidades deles e tem prontamente atendido as demandas.
“Graças a Deus que essa gestão que está aí agora veio para ajudar o pequeno produtor com a mecanização, adubação e outros. Hoje o que estamos fazendo aqui é isso, agradecendo pelos trabalhos feitos, pela comunidade que estava esquecida”, disse Afonso Costa.
Dona Maria de Nazaré, vive há 46 anos como produtora rural, ela disse que nunca tinha recebido nada do município e que quando viu o calcário e o adubo chegando em sua casa, quase não acreditou.
“Nunca aconteceu nada disso comigo. Eu sempre disse que era uma mentira, uma vergonha do nosso estado a gente trabalhar e nunca ganhar nada. Graças a Deus que ele está ajudando a gente. Muito obrigada.”
O compromisso da prefeitura em mudar a realidade dos ramais e assim resgatar a dignidade dos moradores já saiu do papel e hoje é uma realidade para muitos. Mas além de atuar diretamente nesses locais, a municipalidade tem feito mais, como é o caso das feirinhas de bairro, aonde a gestão tem dado todas as condições necessárias para os produtores.
Para Eliana Lima que é filha de produtores rurais e atuante na feirinha de bairro há 9 anos, a nova gestão fez com que o produtor voltasse a ter esperança e se sentisse valorizado. Ela contou como a atual ajuda da Prefeitura de Rio Branco tem sido essencial para que os feirantes continuem desempenhando bem o seu trabalho e claro, gerando sua renda.
Eracides: “O nosso trabalho é segurar o homem do campo na zona rural” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
“Na última gestão, nós tínhamos que pagar o óleo dos caminhões e como não tínhamos suporte para produzir, nós não tínhamos renda. Agora, a gestão atual tem dado o suporte na produção com calcário e adubo. O óleo do carro não pagamos mais e nem a montagem das barracas. Ganhamos novas bancas que melhorou o nosso serviço e até temos o nosso uniforme. Só tenho a agradecer por essa nova gestão. Sinto-me muito valorizada e reconhecida.”
Segundo o secretário da Seagro, Eracides Caetano, a determinação do prefeito é que por meio de sua secretaria, o pequeno produtor seja valorizado e é isso que tem acontecido.
“O nosso trabalho é segurar o homem do campo na zona rural, primeiro com ramais e produção. Graças a Deus está dando tudo certo, ano que vem vamos concluir o que ainda temos de ramais e maquinário. Claro que ramais devemos fazer todo ano, mas ainda este ano faremos grande parte para que as pessoas andem no inverno e verão”, explicou Eracides.
Bocalom: “Estamos ajudando a ganharem dinheiro. Essa é a nossa função, a prefeitura é para isso” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
O prefeito da capital agradeceu pelo café da manhã feito pelos moradores e destacou que vai continuar apoiando o homem do campo com o que for necessário.
“A coisa mais gostosa do mundo é vir aqui pra tomar um café e receber os agradecimentos da comunidade aqui da região do 62 da Transacreana. Olha quanta gente! Em gestões passadas a prefeitura cobrava o transporte deles, cobrava a montagem das tendas e, segundo eles, algumas tendas nem eram cobertas. Graças a Deus a gente não está cobrando absolutamente nada e, além disso, viabilizamos o trabalho deles. Nós os ajudamos a ganharem dinheiro. Essa é a nossa função, a prefeitura é para isso”, concluiu.
Texto de Bruna Giovanna/Assecom
Fotos: Val Fernandes/Assecom