O encontro visou otimizar os esforços conjuntos e garantir a eficácia das políticas públicas. Foto: captada
A Prefeitura de Epitaciolândia realizou, nesta segunda-feira (2), uma reunião estratégica com todos os secretários municipais para integrar e fortalecer o planejamento administrativo dos próximos dias. O encontro, coordenado pela secretária de Saúde Marinete Mesquita, teve como objetivo otimizar os esforços entre as pastas e garantir maior eficácia nas políticas públicas do município.
A gestão municipal reforçou, durante a reunião, o compromisso com a eficiência administrativa e o desenvolvimento integrado de todas as áreas. A iniciativa destaca a importância do trabalho colaborativo entre as secretarias para atender com mais agilidade e qualidade às demandas da população.
A gestão reforçou seu compromisso com a eficiência administrativa e o desenvolvimento integrado das diversas áreas municipais. Foto: captada
O foco das ações será a melhoria contínua dos serviços públicos oferecidos pelas secretarias de Epitaciolândia.
O secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos de Epitaciolândia, Amarildo Ribeiro, destacou que, em 2026, a Prefeitura executará obras, com destaque para serviços essenciais no município, limpeza será o caro chefe, dando continuidade as que estão em execução.
“Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais esse volume de obras e trabalhos continuos. Temos novos projetos em fase de captação e contratação, incluindo operações e fomento. A nossa intenção é executar mais, entregar mais e responder à expectativa da população por essas intervenções”, afirmou Ribeiro.
Para 2026, a secretária municipal da Saúde (SMS), Marinete Mesquita, informou que a Prefeitura dará continuidade às ações em andamento, com foco especial na prevenção em saúde. Segundo a gestora, já há um plano de trabalho estruturado para enfrentar a sazonalidade das doenças, com o objetivo de reduzir intercorrências e a pressão sobre a rede de atendimento, dando sequência ao trabalho de excelência do ex-secretário de saúde Serginho Mesquita, que no momento está em transição ao cargo de prefeito.
“Vamos ampliar significativamente o volume de consultas e de exames: esse aumento já está em curso e é uma realidade. Além disso, vamos intensificar a linha de cuidado para diabetes e hipertensão, atuando de maneira preventiva dando sequencia ao impressionante trabalho do vice-prefeito e ex-secretário de saúde municipal”, destacou Marinete.
Marinete disse mais. “Medidas aconteceram em 2025, onde foram sancionadas pelo prefeito Sérgio Lopes (PL), garantindo reajuste salarial para os servidores municipais na área da saúde, incluindo os profissionais agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, técnicos em enfermagem e enfermeiros. Os reajustes teve efeitos retroativos na época, com responsabilidades, onde as despesas decorrentes do reajuste forão cobertas por recursos do orçamento da Prefeitura, que poderão realizar as adequações necessárias para garantir o cumprimento da lei, e que em 2026 novas acoes aconteceram”, finalizou Marinete entre outras pautas na reunião.
O secretária municipal da Educação, Eunice Maia Godim, apontou a ampliações dos trabalhos como destaque para 2026. também frisou as leis complementares que garantiram reajuste salarial para os servidores municipais. As medidas, foram sancionadas pelo prefeito Sérgio Lopes (PL), beneficiam professores da rede municipal de ensino no decorrer de 2025 e que mais acoes na educação será trabalhado neste ano de 2026 para elevar cada vez mais a educação municipal.
“Vamos iniciar o ano com uma novidade importante: o aumento das vagas em escolas e creche. Esse crescimento ocorreu ao longo de 2025 por meio de várias ações, algo que nunca havia acontecido para nossas crianças e jovens, adolescentes e adultos”. comentou a secretária Eunice na reunião.
Sincronizar ações entre áreas como saúde, educação, infraestrutura e assistência social;
Evitar sobreposição de recursos e garantir complementaridade nos serviços à população;
Acelerar respostas a demandas emergenciais, como cheias do Rio Acre e surto de dengue entre outros.
Epitaciolândia, cidade fronteiriça com a Bolívia, enfrenta desafios como isolamento relativo, dependência de recursos federais e pressão migratória – fatores que exigem gestão coordenadapara assegurar serviços básicos.
A iniciativa destaca a importância do trabalho colaborativo entre as secretarias para atender com mais agilidade e qualidade às demandas da população. Foto: captada
A gestão municipal reforçou o compromisso com a eficiência administrativa e o desenvolvimento integrado, priorizando:
Transparência na aplicação de recursos;
Participação social no monitoramento de políticas;
Melhoria contínua dos serviços públicos.
As secretarias deverão apresentar, até o final de fevereiro, planos de ação setoriais alinhados a um planejamento estratégico municipal único.
A iniciativa de integração entre secretarias é um avanço gerencial em um estado onde muitos municípios ainda operam com gestão fragmentada – modelo que costuma elevar custos e reduzir a qualidade do atendimento à população.
O evento destacou a importância do trabalho colaborativo entre as secretarias para atender de forma eficaz as necessidades da população de Epitaciolândia. Foto: captada