A Prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria Municipal de Ação Social tem motivos de sobra para comemorar, todas as médias estabelecidas a nível nacional para o órgão foram batidas e se não bastasse, foram superadas colocando o município de Epitaciolândia em destaque a nível nacional.
Segundo a coordenadora do Programa Bolsa Família, Srª Hiris Cristina da Silva Meireles, 1.750 famílias foram beneficiadas perfazendo aproximadamente 32,45% da população total do município. Neste contexto, cerca de 777 famílias, que estariam em condições de extrema pobreza graças ao empenho do órgão não estão.
A cobertura do programa é de 93,38% em relação à estimativa de famílias pobres do município. Lembrando que essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE).
A coordenação também conseguiu através de muito esforço e dedicação, fazer com que várias famílias que haviam perdido o direito de receber o auxilio a voltarem ao programa e com isso, saírem do status de extrema carência.
O município também já vem realizando as atividades de cadastramento e possui: 2.769 famílias inseridas no Cadastro Único; 2.465 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos; 2.302 famílias com renda até ½ salário mínimo; e 2.011 famílias com renda até ½ salário mínimo com o cadastro atualizado. Existe uma estimativa de 2.430 famílias com renda mensal de até ½ salário mínimo por pessoa vivendo no seu município e todas deveriam estar cadastradas. Considerando que somente os cadastros atualizados podem ser utilizados para concessão de benefícios e participação em programas sociais, ainda faltam 128 cadastros a serem incluídos para que a estimativa de famílias pobres esteja devidamente coberta pelo Cadastro Único no seu município.
Segundo a coordenadora Cristina Meireles, BPC (Beneficio de Prestação Continuada) atende às famílias que recebem benefícios do INSS e por esse fator, as mesmas devem realizar a atualização cadastral ou se cadastrar (quem ainda não possui cadastro) para que continue a receber o beneficio. A Secretaria de Ação Social do município de Epitaciolândia funciona de segunda a quinta feira das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17 horas e nas sextas feiras, das 08:00 às 13:00 horas. Nas quintas feiras, a prioridade são famílias da zona rural, no entanto, todos serão atendidos, informa.
A equipe responsável por esse grande êxito no município são: Hiris Cristina da Silva Meireles (coordenadora), Queila da Silva Oliveira ( Operadora de Sistema) e Raimundo Nonato S. Pereira (Operador de sistema).