fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Prefeitura de Brasiléia leva educação infantil às crianças da zona rural por meio do programa Caminhos da Educação do Campo-Primeira Infância

Publicado

em


Por VerônicaRodrigues-SECOM

A prefeitura de Brasiléia através da Secretaria de Educação, leva educação infantil às crianças das áreas rurais, por meio do programa “Caminhos da Educação do Campo-Primeira Infância”.

A atividade tem como objetivo atender crianças de 04 a 05 anos, que vivem em comunidades de difícil acesso.

O programa Caminhos da Educação do Campo é uma parceria do Governo do Estado do Acre, através do Departamento de Educação do Campo, em parceria com a UNDIME e a Prefeitura Municipal de Brasiléia.

A coordenadora do Programa, Adriana Moura, afirma que o município de Brasiléia atende 126 crianças localizadas em diversas comunidades. “Aderimos ao programa em 2022, para dar continuidade aos atendimentos às crianças de 04 a 05 anos de idade na zona rural, principalmente nas comunidades de difícil acesso. Brasiléia trabalha com 13 agentes educacionais, que atendem 126 crianças com educação infantil de casa em casa”, afirmou.

A agente educacional, Karine Costa de Araújo, atende 11 crianças do ramal da Aurora, km 75, a mesma destaca o contentamento em levar educação aos lares de cada criança nessa modalidade de ensino. “É muito gratificante realizar esse trabalho com as crianças que moram nas comunidades de difícil acesso. Elas estão se desenvolvendo bem, é uma alegria no dia que chegamos em suas casas, as famílias nos recebem com muito carinho e amor”, disse.

As comunidades atendidas pelo Programa são:
Triunfo, localizada no km 59, São José, km 59, Santa Luzia km 84, Pinda km 59, Cajueiro km 84, Arraial do Burros, km84, Paraiso km 52+40 de ramal, Aurora km 75, Etelve km 52, Assentamento km 62, Cajazeira km 26, Porto Carlos km 67.

De acordo com a secretaria municipal de Educação, além da contratação dos agentes educacionais, a prefeitura fornece os materiais didáticos necessários e lanche para as crianças.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura promove diálogo com a comunidade do Km 13 linha 09 para debater melhorias

Publicado

em

Na manhã deste sábado (04), a equipe da prefeitura local realizou uma importante reunião com os moradores da comunidade do Km 13 linha 09. O encontro teve como objetivo discutir diversas demandas locais e buscar soluções em prol do desenvolvimento da região.

Dentre as pautas debatidas, destacaram-se as melhorias necessárias nos ramais da área, visando facilitar o acesso e o escoamento da produção agrícola. Além disso, foram abordados benefícios destinados aos produtores locais, os quais serão viabilizados por meio da Secretaria de Agricultura.

O evento contou com a presença do Gerente de Ramais, Francisco Lima, e da Secretária de Agricultura, Ana Kelly, que trouxeram suas contribuições e esclareceram dúvidas dos participantes.

Essa iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em promover um diálogo aberto e transparente com a comunidade, buscando atender às suas necessidades e proporcionar melhorias significativas em sua qualidade de vida.

Comentários

Continue lendo

Flash

VÍDEO: Estudantes de medicina e Forças de Segurança Bolivianas recebem curso de suporte vital básico em aeroporto

Publicado

em

Uma oportunidade única tem sido oferecida aos estudantes de medicina e às forças de segurança da Bolívia: um curso intensivo de suporte vital básico em aeroportos. Essa iniciativa, proporcionada gratuitamente pelas forças de segurança bolivianas, em especial pela Aeronáutica, visa capacitar profissionais para lidar com resgates e primeiros socorros em situações de emergência aeroportuária.

O curso, com duração de 15 dias, teve início recentemente e está previsto para encerrar nesta próxima terça-feira, dia dia 7. Durante esse período, os participantes têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos em técnicas de resgate de vítimas e prestação de primeiros socorros em acidentes aeroportuários.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Faculdade Domingos Savio UPDS e as forças de segurança da Bolívia, evidenciando o compromisso conjunto com a formação e capacitação de profissionais preparados para lidar com situações críticas nos aeroportos do país.

Comentários

Continue lendo

Flash

Produtores de café passam por oficina e dão ao Acre a 2ª maior produção do Norte

Publicado

em

Produtores de café do interior do Acre participaram de capacitação com técnicos da EmbrapaFotos cedidas.

Leônidas Badaró – Durante essa semana, produtores de café do interior do Acre tiveram a oportunidade de participar de uma oficina prática sobre colheita e pós-colheita dos cafés robustas amazônicos.

A capacitação aconteceu nos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Acrelândia, polos importantes da produção cafeeira no estado. Conforme Michelma Lima, agrônoma e especialista em café da Secretaria de Agricultura, o objetivo do curso é melhorar a qualidade do café produzido no Acre.

“Esse curso é para melhorarmos a qualidade do que é produzido. Ainda temos alguns desafios como a colheita no período certo, os palestrantes mostram o ponto certo da maturação do grão para a colheita, lavagem, seleção do grão. Estamos promovendo conhecimento para aprimorar a produção. Temos também informações sobre a secagem correta, foi um treinamento muito importante para quem quer agregar mais qualidade ao seu café e alcançar novos mercados”, explica.

O Acre tem hoje a segunda maior produção de café na Região Norte, ficando atrás de Rondônia, que é um dos maiores produtores do país. Ocorre que a produção acreana, estimada no ano passado de 46 mil sacas de café, é muito abaixo do potencial que tem o estado, que reúne condições de clima e solo apontadas como ideais para a produção.

Um dos palestrantes do curso, o pesquisador da Embrapa Henrique Alves, diz que o Acre está seguindo a trilha de desenvolvimento. “O Acre tem investido em tecnologia, visitando as lavouras a gente percebe que existe uma boa vontade para a cadeia do café. O estado começou desde o ano passado um movimento de qualidade do café, assim como aconteceu em Rondônia, o estado vai evoluir na qualidade e isso vai trazer novas possibilidades de renda e mais reconhecimento do café acreano”, explica.

Comentários

Continue lendo