Nesta terça-feira, 16, o Secretário de Agricultura, Antônio Francisco, acompanhando do Secretário, Thaumaturgo Neto, da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – SEAPROF – da Deputada Estadual Leila Galvão, e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Francisca Bezerra, estiveram visitando a colheita de milho na propriedade do senhor Raimundo Firme, km 30 da BR 317, são 20 hectares de milho que estarão sendo colhidas em menos tempo, devido a colheitadeira da SEAPROF ser de grande porte, o que diminui a mão de obra, o tempo e não tem desperdício de grãos, que haveria em uma colheitadeira pequena.
“Como pequeno produtor, a gente usa os equipamentos da prefeitura e do governo, para auxiliar no preparo, plantio e colheita. Sabemos que a prefeitura tem muitos produtores para atender, já estamos fechando a época da colheita e devido à falta de equipamentos, que estavam atendendo outros produtores, só iniciamos com a chegada da colheitadeira da SEAPROF” disse.
Este ano a Prefeitura de Brasiléia através da Secretaria de Agricultura, já realizou a colheita de mais de 120 toneladas de grãos, e realizou o transporte para o Silo Graneleiro.
“ É grande a preocupação da Prefeitura para garantir a colheita de toda a produção, e esta parceria com o Governo do Estado através da SEPROF, é de fundamental importância para garantir que todos os produtores tenham seu milho colhido e transportando para o Silo”, destacou o Secretário de Agricultura de Brasiléia, Antônio Francisco.
A deputada Estadual Leila Galvão destacou a importância da produção do milho em Brasileia.
“A produção tem aumentando devido ao insetivo do Governo do Estado, e agora é uma preocupação da Prefeita Fernanda Hassem, dar este suporte aos pequenos agricultores. A prefeitura tem dado este suporte para que as famílias tenham uma maior renda e assim melhorem suas condições de vida”, ressaltou.
Visitaram ainda o grupo de produtores da associação Genésia, km 15, que tem uma grande produção de milho e estão no plantio de feijão. O Secretário de Estado Thaumaturgo Neto, se colocou à disposição para ajudar os produtores em suas produções, seja de milho ou feijão.
“A SEAPROF atende a agricultura familiar, e com estas máquinas, estamos atendendo dez famílias e na próxima colheita, o número será bem maior dentro de um planejamento, é o governo do estado fortalecendo a agricultura familiar” destacou.