Prefeitura de Brasiléia abre campanha de combate a Tuberculose

O município conta com o apoio dos acadêmicos de medicina e enfermagem das universidades bolivianas

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde abriu a campanha de combate a Tuberculose. O evento foi realizado na Praça Ugo Polly e contou com a presença de secretários do município, acadêmicos de medicina e enfermagem das universidades bolivianas e convidados.

O objetivo da campanha é mobilizar a população para combater a doença que ainda apresenta índices preocupantes no Brasil. Entre os principais desafios para o tratamento da tuberculose, ainda estão à falta de informação sobre a doença que gera o estigma e faz com que as pessoas abandonem o tratamento e a falta de adesão ao tratamento por parte de populações vulneráveis.

Segundo o Ministério da Saúde, apesar de alguns avanços, a doença ainda preocupa, pois houve o aumento da coinfecção com pessoas infectadas pelo HIV entre os casos novos de tuberculose. Por isso, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde recomenda que seja realizado o teste anti-HIV em todos os pacientes com a doença.

A representante do Prefeito Everaldo Gomes Antônia de Jesus, que é secretária de Gabinete disse que a campanha tem o objetivo de diminuir os índices no município, mesmo encontrando um grande obstáculo que é a chegada dos imigrantes todos os dias em Brasiléia.

“Estamos hoje em situação complicada de prevenir nossa população tendo em vista a entrada todos os dias de imigrantes que trazem várias doenças e das que estão sendo registradas estão os casos de tuberculose. Precisamos trabalhar para orientar nossa população e contarmos com a ajuda do governo do Estado e Federal para acabar com a entrada dos imigrantes dessa forma desordenada que vem ocorrendo”, destacou Jesus.

A coordenadora de Saúde, Chiquinha Oliveira informou que todas as unidades de saúde estarão à disposição da população para realizar o exame, e caso seja diagnosticado a doença está pronto para disponibilizar todos os procedimentos de tratamento ao paciente.

Sobre a doença

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por microorganismo (Mycobacterium tuberculosis), pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges. Entre os sintomas estão: tosse seca e contínua, tosse com pus ou sangue no catarro, febre baixa, suores noturnos, fraqueza, cansaço, perda de peso, dificuldade para respirar e dor no peito. Se esses sintomas persistirem por mais de 15 dias é indicado procurar ajuda especializada. O tratamento dura seis meses e deve ser feito até o final, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima