Prefeitura comemora Dia Mundial da Saúde em Brasiléia

Realizado na escola KJK, evento teve como objetivo mobilizar pessoas na busca por mais saúde e melhor qualidade de vida

Marcus José Lima

Para comemorar o Dia Mundial de Saúde, celebrado nos dias 6 e 7 de abril, a prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou ações com o intuito de reduzir as doenças crônicas não transmissíveis na ultima quinta-feira (30), na quadra do colégio Estadual de Ensino Médio Kairala José Kairala.

As atividades teve como tema “Expor Saúde: Atividade Física e Alimentação Saudável”, onde foram focadas na conscientização e combate aos fatores de risco que levam ao adoecimento da população. “Fatores como tabagismo, inatividade física, alimentação inadequada, obesidade e consumo excessivo de álcool são responsáveis por diversos males que afligem o homem moderno como, diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e diversos tipos de câncer, por exemplo”, explicou a Coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde e Comunicação, Chiquinha Oliveira.

As Coordenadoras ressaltaram que ao longo do mês foi realizada a distribuição de material educativo, prática corporal e atividade física, mobilização dos meios de comunicação, além de orientações sobre tabagismo, alimentação saudável, atividade física, dentre outros, e oficinas sobre rótulos de alimentos.

Programação: As atividades educativas iniciada na primeira semana de Abril, nas Bases Comunitária da Secretaria de Educação, Centros de Saúde nos Bairros, com ações voltadas para a alimentação saudável e prática de atividades físicas. “Acontecerão oficinas sobre teor de sal, açúcar e gordura nos alimentos e orientações sobre alimentação saudável fora do lar”, explicou a Coordenadora de Atenção Básica, Elizângela de Inácio Braga.

Nos evento de Abril foram desenvolvidas avaliações antropométricas e orientações sobre a prática de atividade física. Já no decorrer do ano, as mesmas ações acontecerão nas bases comunitária de Brasiléia.

E nos próximos dias, um curso de Reaproveitamento Integral de Alimentos, com o tema de segurança de alimentos, será realizado pelas coordenadoras para os usuários dos núcleos de atividade físicas.

Todas as ações acontecem em parceria entre o Ministério da Saúde e Semsa (Secretaria Municipal de Saúde de Brasiléia).

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima