Prefeitos do Alto Acre participam de reunião da Amac para tratar sobre recuperação após cheia

Alexandre Lima, com Gina Menezes

Durante a manhã desta sexta-feira (8) foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) o encontro da bancada federal do Acre com os prefeitos dos municípios do Estado.  A reunião teve como ponto  a pouca participação dos deputados federais e prefeitos, mesmo com o momento de crise por que atravessa os municípios.

Na reunião, convocada pela Associação dos Municípios do Acre (Amac), foram tratados diversos assuntos, entre eles a recuperação das cidades atingidas pela ultima grande enchente. Os prefeitos dos Municípios de Brasiléia, Everaldo Gomes; de Epitaciolândia, André Hassem e de Xapuri, Marcinho Miranda, além de Capixaba, Sena Madureira e Porto Acre, estiveram presentes junto com suas equipes para mostrar os problemas deixados pela enchente passada.

Bancada Federal estiveram presente para ouvir e ver os problemas enfrentados pelos prefeitos – Foto: Alexandre Lima

Além dos prefeitos, estiveram presentes os senadores, Gladson Cameli, Sérgio Petecão e Jorge Viana, além dos deputados federais Raimundo Angelim, Alan Rick e César Messias e da vice-governadora Nazaré Lambert, onde puderam ouvir os problemas e os pedidos de ajuda para poder recuperar os municípios.

Para o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, falou da falta de ajuda principalmente de Brasília, onde estará indo dentro de algumas semanas, para pedir apoio com os demais prefeitos junto as bancadas do deputados e senadores, “quem está sofrendo com essa demora, é a população e precisamos de uma solução imediata e esqueçam da politicagem a colocando de lado. Queremos trabalho ao invés de conversa que estamos ouvindo ultimamente”, disse o gestor.

O líder da bancada federal do Acre em Brasília, deputado federal Raimundo Angelim (PT), afirmou que os parlamentares estão prontos para ajudar no que for possível, mas não se mostrou muito otimista quanto a uma possível recuperação imediata dos municípios assolados pela enchente. “Se os prefeitos estão pensando que seus municípios serão reconstruídos rapidamente estão enganados. A situação é delicada e não podemos trabalhar com falsas expectativas”, diz.

Prefeito Everaldo Gomes falou dos problemas que Brasiléia vem passando – Foto: Alexandre Lima

O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), voltou a salientar que 90% do perímetro urbano foram afetados pelas enchentes, e que serão necessários cerca de R$ 45 milhões para a reconstrução do município. “A  situação ficou muito triste mesmo. Quando estive em Brasília logo após a cheia eu fiz um apelo, de coração aberto, para que ajudassem nossa cidade; sozinhos não temos condições”, frisou.

Vale ressaltar que a enchente de 2015 provocou perdas e estragos em pelo menos oito cidades acreanas; em todas elas os valores necessários para a recuperação extrapolam os limites orçamentários locais.

A respeito do trabalho técnico realizado pela Amac, um grupo de trabalho, liderado pelo coordenador-executivo da entidade, Stênio Melo,  formado por engenheiros civis, arquitetos, agrônomos e administradores, realizou os diagnósticos em um curto espaço de tempo. Chamados de “Planos de Reconstrução”, os relatórios estão divididos em duas partes, sendo plano de trabalho e diagnostico.

 

Prefeitos do Alto Acre; André Hassem, Everaldo Gomes e Marcinho Miranda, estiveram presentes na reunião organizada pela AMAC –

Senador Sérgio Petecão, durante o a reunião com prefeitos - Foto: Alexandre Lima

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima