Prefeito Everaldo Gomes abre oficialmente dia “D” DE Combate as Hepatites Virais

Segundo registros do núcleo de hepatites virais mais de 300 pessoas foram diagnosticadas com uma das hepatites virais

Prefeito Everaldo Gomes Participou da abertura da campanha em Brasileia – Foto: Assessoria

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

O prefeito Everaldo Gomes abriu oficialmente a campanha do dia “D” de Combate as Hepatites Virais em Brasiléia na manhã desta terça-feira, 30, na praça Ugo Polly. O objetivo da campanha é orientar e diagnosticar os portadores de hepatites virais para que façam os tratamentos necessários, evitando a proliferação da doença que atinge mais de 300 pessoas no município.

Participaram do evento estudantes do ensino médio, servidores da secretaria municipal de saúde, presidente da Associação dos Portadores de Hepatites do Acre, vereadores, secretários e comunidade.

Os servidores da secretária municipal de saúde organizaram uma tenda na praça Ugo Polly para a realização de teste rápidos de hepatites B e C. Os estudantes e servidores do município foram os primeiros a realizar o teste. O diagnóstico era entregue minutos depois de ser coletado.

Em Brasiléia, segundo dados da saúde existem mais de 300 pessoas diagnosticadas com uma das hepatites virais. O que acaba gerando uma preocupação por parte dos órgãos de saúde, tem em vista que o município está localizado em uma região de fronteira.

O prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes que fez o teste rápido, disse que a campanha é uma forma de prevenir e diagnosticar as pessoas que possam está desenvolvendo a doença. “Esse tipo de tratamento é importante, tendo em vista que ao saber do resultado e sendo positivo as pessoas podem procurar tratamento. As hepatites tem cura, mas é preciso que as pessoas sejam diagnosticadas e passem pelos tratamentos”, destacou o prefeito.

A realização dos testes rápidos também serão oferecidos nas Unidades de Saúde da Família. A oferta dos exames é uma forma de diagnosticar os portadores da doença, assim como orientar sobre os tratamentos. A entrega de kits com preservativos e informativos orientando como se contrai a doença foram oferecidos a todos que compareceram à praça.

O representante da secretária municipal de saúde, Salustiano Costa agradeceu a toda a equipe da secretaria de saúde pelo empenho em organizar a campanha. “Temos tido o apoio da secretária de saúde, Aldenice Ferreira para a realização das campanhas. O prefeito tem pautado sua administração com uma grande atenção à saúde básica. E com isso procuramos melhorar cada vez mais os serviços à população. Os testes rápidos estão disponíveis e estaremos presentes para orientar as pessoas”, disse Salustiano.

A coordenadora do Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatites, Neiva Badote explicou que os testes rápidos estão irão garantir que as pessoas possam saber se desenvolve a doença permitindo que procurem os tratamentos o mais rápido possível. A hepatite mata e temos que nos prevenir e garantir que os portadores tenham o tratamento necessário”, esclareceu.

O presidente da Associação dos Portadores de Hepatites Virais, Heitor Junior lembrou que no Acre existem cerca de 10% da população com algum tipo de hepatites. “Parabenizo o empenho todos os servidores, além do prefeito pelo empenho em garantir uma campanha que retrata um pouco da situação do município. Dessa forma podemos encontrar mecanismos para ajudar os portadores a tratar a doença e as pessoas que não contraíram a se prevenir contra essa doença que mata”, alertou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima