O Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) realizou, nessa sexta-feira (7), a cerimônia de posse da nova cúpula administrativa para o biênio 2025-2027. A solenidade ocorreu no° plenário da Corte e marcou a transição de gestão, com a eleição da nova diretoria tendo sido realizada de forma unânime pelo Pleno Administrativo do TJ/AC no dia 2 de outubro de 2024.
Muito prestigiado por autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, o desembargador Laudivon Nogueira assumiu a presidência do Tribunal. Antes de tomar posse, ele presidia o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) e integrava a 1ª Câmara Cível do TJAC.
O novo presidente assume o cargo como o 31º dirigente da instituição, prometendo dar continuidade às ações desenvolvidas e fortalecer a união entre magistrados e servidores, sempre em busca de uma Justiça mais ágil e eficiente para a sociedade acreana. Em seu discurso, Nogueira ressaltou o compromisso em aprimorar os projetos institucionais, garantindo a excelência dos serviços judiciais e um atendimento mais eficiente ao cidadão.
“São muitos projetos, dando continuidade ao planejamento estratégico do Poder Judiciário, que inclui modernização e tecnologia, que hoje é o grande modelo de negócio. Nós estamos trabalhando muito fortemente na capacitação das pessoas, e essa será a tônica da minha gestão”, afirmou o desembargador.
A vice-presidência será ocupada pela desembargadora Regina Ferrari, que até então presidia o TJ/AC. Sua eleição para o novo cargo também foi unânime, demonstrando a confiança dos membros do Tribunal em sua atuação. Em seu pronunciamento, Ferrari destacou a importância da renovação de ideias e da participação democrática dentro da instituição.
Já a Corregedoria-Geral de Justiça passa a ser comandada pelo desembargador Nonato Maia, que anteriormente presidia a Comissão de Conflitos Fundiários (COMCF) do TJ e era membro da 2ª Câmara Cível. Ele agradeceu a confiança depositada pelos colegas e reforçou seu compromisso com a nova função.
Durante a cerimônia, a desembargadora Regina Longuini fez um agradecimento ao prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, pelas parcerias firmadas entre a Prefeitura de Rio Branco e o Tribunal de Justiça. Como forma de reconhecimento, recebeu do presidente eleito, uma placa comemorativa e um buquê de flores, simbolizando o apreço pelo trabalho realizado.
O prefeito ressaltou a parceria sólida entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado do Acre. Ele elogiou a gestão da desembargadora Regina, que liderou o Tribunal nos últimos dois anos, destacando seu papel na modernização e informatização do sistema judiciário acreano. O prefeito também expressou confiança na continuidade desse trabalho sob a liderança do desembargador Laudivon Nogueira, enfatizando a importância da digitalização dos processos judiciais.
Bocalom destacou ainda a parceria entre a Prefeitura e o Tribunal, exemplificando iniciativas como o programa Família Acolhedora, que visa melhorar a vida da população, por meio de esforços conjuntos.
“A Prefeitura de Rio Branco vai continuar com essa grande parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Acre. Temos o exemplo do Família Acolhedora, que é uma grande parceria que a gente tem. Em muitos momentos, quando possível, a Prefeitura tem participado junto com o Tribunal de Justiça para que possamos melhorar a vida da população”,concluiu o gestor.