Prefeito de Cobija se reúne com representantes da saúde de Brasiléia e Epitaciolândia

Alexandre Lima, com Marcus José

Aconteceu no gabinete do prefeito da cidade de Cobija, capital do departamento de Pando/Bolívia, Gatty Ribeiro, um encontro com vários representantes da área de saúde, onde contou com a presença de representantes de Epitaciolândia e Brasiléia, como presidentes das câmaras e vereadores.

A pauta principal, seria a preocupação com a possível epidemia causada pelo mosquito aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, que vem se alastrando pela região de fronteira do Acre com a Bolívia e, pelo mundo.

A iniciativa do prefeito boliviano, Gatty Ribeiro, é juntamente com os municípios vizinhos, criar um frente de combate ao mosquito, além de participação dos moradores, que devem fazer sua parte cuidando de seus quintais para não deixar locais que possa servir de abrigo e proliferação das larvas.

Nesta semana, com ajuda do Governo Federal Boliviano, foi realizado uma aplicação do fumacê pela cidade de Cobija, pelas ruas, prédios público e privados. Caso não fosse permito, os donos e proprietários de comércios responderiam judicialmente e/ou até mesmo detidos.

O Governo do Acre decretou Estado de Emergência na saúde, devido o alto índice de contaminação das doenças e se espera a mesma ação por parte dos Municípios da fronteira, que irá ajudar na arrecadação para ser investidos combate ao mosquito.

Outras reuniões irão acontecer nos próximos dias, para debater e fortalecer as campanhas que estão sendo realizadas e irão acontecer.

Veja vídeo reportagem.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima