Prefeito de Brasiléia vai a Brasília e debate imigração dos haitianos e emendas parlamentares para 2014

Prefeito Everaldo Gomes atende convite de Comissão de Relações Exteriores do Senado para debater situação dos haitianos na fronteira e confirma com parlamentares emendas para Brasiléia

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

O prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes foi a Capital federal essa semana para tratar de assuntos importantes para a região de Brasiléia. A primeira pauta de reuniões que o prefeito participou, debateu os problemas que os haitianos vêm causando ao município. A segunda agenda em Brasília foi para confirmar as emendas solicitadas aos Senadores e deputados federais.

As reuniões durante os dois dias que passou em Brasília serviu para confirmar as emendas solicitadas aos parlamentares e adicionar outras, caso fosse possível. Os problemas dos haitianos também foram debatidos, tendo em vista, que o prefeito recebeu o convite do presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, Ricardo Ferraço para debater o tema em reunião no Ministério da Justiça.

O problema causado com a permanência dos haitianos passou a ser de conhecimento real dos representantes do Ministério da Justiça, que por meio de seu secretário, representando o ministro, vai analisar com os parlamentares a melhor forma de não prejudicar a população de Brasiléia com a imigração haitiana.

O prefeito Everaldo Gomes participou da reunião com os representantes do Ministério da Justiça, juntamente com o Senador Sergio Petecão (PSD), Anibal Diniz (PT) e Jorge Viana (PT), além da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB).

Para o prefeito a reunião foi produtiva, e os representantes do Ministério vai analisar de perto o trabalho que vem sendo feito com os haitianos e as ações que podem ser colocadas em prática para diminuir os impactos causados com a imigração Haitiana pela fronteira.

“Agora sabemos que tudo será debatido também com o nosso município e que vamos está sendo ouvido. Já que é Brasiléia que arca com os atendimentos de saúde e que garante a manutenção dos espaços da cidade que muitas vezes são utilizados de forma inapropriada pelos amigos imigrantes. Brasiléia ajudou de mais os haitianos, e hoje vem sofrendo com a permanência deles no município. E por isso, queremos encontrar junto com o Governo Federal uma forma de nosso município não ser prejudicado ainda mais com essa imigração”, disse o prefeito.

O senador Sergio Petecão que acompanhou o prefeito disse que o problema dos haitianos para o Brasil é importante, mas como acreano, está focado na situação que hoje o povo de Brasiléia passa.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima