Prefeito de Brasiléia reavalia com instituições de segurança realização do carnaval

Até segunda-feira, 24, será realizado monitoramento constante para avaliar os efeitos do isolamento do Acre por terra com a enchente do Rio Madeira e as previsões de chuvas nas regiões da Bolívia, Peru, além das regiões acreanas.

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

O Prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes se reuniu nessa sexta-feira, 21, com os representantes do Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Policia Militar, Defesa Civil, secretários municipais e demais representantes de outros órgãos ligados à organização e segurança do carnaval para reavaliar a realização da festa popular.

As principais motivações para reavaliar se o município deve fazer o carnaval são orientadas principalmente pelos órgãos que vem acompanhando o monitoramento do clima em nossa região.

A forte enchente provocada pelo Rio Madeira que vem deixando também o Acre isolado por terra, tendo em vista que a balsa teve que ser paralisada e a BR 364 em alguns trechos de mais de 2 km vem ficando submersa, com mais de 70 centímetros de água, não assegura o trânsito na região com caminhões e veículos que abastecem o Acre.

A situação vem deixando o Acre isolado e sofrendo com o desabastecimento de alimentos, combustível, bebidas entre outros produtos essenciais para a normalidade da população.

A ideia de aguarda até segunda-feira, 24, para anunciar com exatidão se é possível realizar o carnaval tradicional foi sugerida principalmente pelos órgãos que garante a segurança do evento.

O representante da Policia Militar destacou que por conta da enchente em Rio Branco e a realização do carnaval, o reforço policial não vai ser feito pela capital. E o apoio poderá ser dos municípios do Alto Acre.

O Corpo de Bombeiros vem fazendo o levantamento constante dos níveis dos Rios da região inclusive do Madeira em Rondônia. O alerta feito pela instituição é com relação à previsão de chuvas intensas nos próximos três dias na região acreana de fronteira, além dos países vizinhos como Bolívia e Peru.

Depois de ouvir atentamente as instituições participantes da reunião, o prefeito pediu até segunda-feira, para que os órgãos fizessem os levantamentos necessários para definir se Brasiléia fará ou não carnaval tradicional com a segurança necessária e sem acarretar problemas à população.

“Precisamos esperar e ser cautelosos com essa situação. Se os órgãos apresentam preocupações com relação ao clima e o possível desabastecimento com o fechamento da BR 364, principal ligação e rota de abastecimento de nosso Estado. Temos que analisar com cuidado para não sermos prejudicados. Queremos realizar o carnaval, mas devemos fazer com responsabilidade”, disse Everaldo.

Caso seja definido pela realização do carnaval, será anunciada toda a programação das quatro noites de folia na Praça Ugo Polly.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima