Alexandre Lima
Diante do desastre natural causado pela cheia do Rio Acre, o prefeito Everaldo Gomes, juntamente com sua assessoria jurídica, munidos de dados do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, irá decretar Estado de Emergência.
Com estimativa de passar dos 13 metros no decorrer das 24 horas seguintes, o comandante dos Bombeiros no Acre, Coronel Gondim, não quer dar falsas esperanças à ninguém, no que se refere ao rio, aja visto que o mesmo vem subindo cerca de cinco centímetros por horas, sem previsão de baixar.
Na cidade de Assis Brasil, o rio teria se mantido em 11 metros, após os 13,90cm, antes de baixar a cerca de 48 horas atrás. Já em Brasiléia, existe um principio de caos causado por curiosos que resolveram sair de casa com seu veículo e família, para praticar ‘selfie’ das áreas alagadas.
Dessa forma, com o número de ruas menor devido o alagamento, se está causando engarrafamento, principalmente na ponte que liga às cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. Foi informado da possibilidade de impedir que veículos pequenos passem para às regiões alagadas, com exceção dos caminhões e utilitários que estão ajudando na evacuação dos moradores.
A vide governadora do estado esteve na cidade de Brasileia, juntamente com sua equipe para prestar solidariedade junto ao prefeito e a população neste momento.
Dependendo da situação nos próximos dias, o prefeito de Brasiléia poderá decretar estado de calamidade.
Ainda não foi divulgado o número oficial das famílias que foram levadas para o abrigo, aja visto que algumas sequer foram cadastradas pelas equipes que estão realizando o resgate.
Veja reportagens abaixo.