Prefeito Betinho ‘enterra’ lixão deixado pela ex-prefeita Eliane Gadelha

“Esses lixões envergonham e prejudicam a saúde da população. Por enquanto, conseguimos aterra todo o lixo que estava exposto, a céu aberto.”

Os lixões nos municípios do Acre são hoje um dos grandes problemas enfrentados pelos atuais prefeitos. Municípios como Brasileia e Tarauacá, por exemplo, foram expostos na imprensa acreana, a poucos meses, por misturarem lixo hospitalar e carcaça de animais com lixo doméstico.

Em Assis Brasil, já não bastando o sucateamento do maquinário e de quase todas as secretarias da prefeitura, o prefeito Humberto Filho, o Doutor Betinho, ainda teve que, em poucos meses, fazer o aterro de toneladas de lixos herdadas da administração passada.

As máquinas continuam trabalhando para garantir que todo o lixo seja aterrado

As fotos registradas pela Agência ContilNet, há cerca de dois meses, mostram como Betinho e seu vice, Zé do Posto, encontraram o local onde a prefeitura, na gestão da  petista Eliane Gadelha, depositava até resto de animais.

Preocupado com a determinação do Ministério do Meio Ambiente, de que a partir de 2014 os lixões a céu aberto serão proibidos nos municípios brasileiros, Betinho já se movimenta em busca de recursos para a construção de um aterro sanitário.

Por enquanto, conseguiu amenizar o problema em seu município construindo valas e aterrando o lixo que estava acumulado há mais de ano em um lixão próximo à cidade. “A implementação da política de resíduos sólidos é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelos prefeitos. Esta política estabelece o fim dos lixões até 2014”, explica.

O lixão de Assis Brasil na gestão do atual prefeito, Doutor Betinho

O lixão de Assis Brasil na gestão da ex-prefeita Eliane Gadelha

Ele diz que seu objetivo é construir um aterro sanitário, garantindo assim, que as pessoas não fique exposta à uma série de doenças.  “Esses lixões envergonham e prejudicam a saúde da população. Por enquanto, conseguimos aterra todo o lixo que estava exposto a céu aberto, causando um terrível mau cheiro e ameaçando a saúde de pessoas que ainda encontram nos lixões um meio de sobrevivência”, disse o prefeito.

Betinho informa que a prefeitura estará atenta para impedir a entrada de pessoas não autorizadas no local onde vem sendo depositado o lixo produzido pela população de Assis Brasil.

“Entendo o desespero de muitos pais de famílias, que lutam para sobreviver a qualquer custo, e que para isso, fazem dos lixões um ‘meio de vida’. Estamos trabalhando incansavelmente para resgatar a fábrica de doces e outros investimentos que hoje estão paralisados por  falta de compromisso da gestão passada. Muitas pessoas poderiam estar trabalhando nestes setores, onde estariam ganhando dinheiro para sua sobrevivência e ajudando na geração de emprego e renda para o município”, comenta.

O trabalho realizado pela prefeitura garantiu o aterro de toneladas de lixo

O prefeito com seu vice, no lixão de Assis Brasil no início deste ano

O lixão deixado pela gestão de Eliane Gadelha acumulava centenas de carcaças de animais

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima