Preço da gasolina deve subir de 5,5% a 6% após eleições; Acre já possui maiores preços do Brasil

A última vez que houve reajuste nos preços da gasolina foi em novembro do ano passado.

ContilNet Notícias

Ostentando os maiores preços de gasolina e etanol do Brasil, o Acre terá novo aumento nos preços após as eleições de outubro; o governo federal deve elevar o preço da gasolina, nas refinarias, entre 5,5% e 6%. A informação é da agência de notícias Reuters e foi publicada segunda-feira (11), segundo uma fonte do governo, próxima ao núcleo do Executivo.

De acordo com a publicação da agência, o cálculo do reajuste ainda é preliminar e servirá para dar algum alívio nos preços para a Petrobras, segundo a fonte. “A estatal vem trabalhando com preços defasados, se comparados com o mercado internacional, o que causa prejuízos na sua área de abastecimento”, diz.

Em entrevista à Reuters, na última semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia indicado que os preços da gasolina seriam elevados em 2014.

A última vez que houve reajuste nos preços da gasolina foi em novembro do ano passado, quando a Petrobras anunciou aumento médio de 4% da gasolina e de 8% no diesel, nas refinarias. Na época, especialistas calcularam que a alta da gasolina ao consumidor final seria de cerca de 3%.

“O aumento (deste ano) vai dar um colchão à Petrobras que, na eventualidade de disparada do preço do barril lá fora, não precisará fazer movimentos bruscos de preços no mercado interno, da mesma forma que não precisará lidar com distorções de preços, caso haja movimento de baixa da cotação internacional”, disse a fonte.

Em julho, o preço da gasolina vendida pela Petrobras no Brasil ficou 14 por cento, em média, abaixo dos valores internacionais, segundo levantamento da GO Associados.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima