Pouco mais de 2,5 mil motoristas baixaram a Carteira Nacional de Habilitação digital no Acre

CNH digital pode ser baixada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Documento precisa ter o QR Code.

No AC, pouco mais de 2,5 mil motoristas baixaram a CNH Digital

Por Gabriela Lafetá

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital não é mais uma novidade. Desde outubro do ano passado, quem tem a carteira de motorista com o QR Code, código impresso no verso do documento, pode baixar o documento no celular. Apesar do avanço, apenas 2.547 motoristas do Acre possuem a opção baixada no telefone.

_________

No Brasil, cerca de 620 mil motoristas, dos 25 milhões de brasileiros que já têm a habilitação com o QR Code, têm a CNH digital.

_________

Na região Norte são pouco mais de 33 mil. Rondônia (14.532) é o estado que tem o maior número de condutores que possuem a carteira de motorista baixada no smartfone. Depois Amazonas (7.376), Pará (3.427), Tocantins (3.135), Acre (2.547), Roraima (1.662) e Amapá (1.109).

Para o Ministério das Cidades, um dos problemas para essa baixa adesão era a necessidade de ter que ir até um posto do Detran para validar as informações, caso o motorista não tivesse um certificado digital, Mas agora isso mudou e é possível acessar a CNH digital sem sair de casa.

Desde outubro do ano passado, quem tem a carteira de motorista com o QR Code, código impresso no verso do documento, pode baixar o documento no celular (Foto: internet)

“O Denatram, o Ministério das Cidades, junto com o Serpro, desenvolveu o reconhecimento facial, que é mais uma ferramenta de segurança para dar praticidade ao usuário que possuir pelos smartfones e outros telefones por todo Brasil”, ressaltou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

Como baixar

Então, para ter a CNH digital é bem fácil. O primeiro passo é baixar o aplicativo que se chama Carteira Digital de Trânsito (CDT). Você faz um cadastro, em seguida o APP vai solicitar a leitura do QR Code, depois você passa por uma espécie de validação biométrica facial feita pela câmera do aparelho. Se tiver tudo certo, você vai informar o número do seu celular e uma senha, que deverá ser digitada sempre que for acessar a CNH digital.

A expectativa do governo é que no futuro todo motorista possa ter o documental digital.

“Lembrando que é uma política pública, que de médio e longo prazo vai se tornar desnecessária a impressão da CNH pelo papel e que vai reduzir custos para o cidadão, para o usuário e, é claro, vai reduzir custo do órgão público perante o usuário que fizer pelo meio digital”, argumentou o ministro.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre