Por que hoje é feriado no Acre? O que a data representa?

Há 56 anos, Acre passava da condição de Território Federal para Estado.

O processo político que resultou nessa síntese foi longo e complexo. Desde a sanção do Tratado de Petrópolis formalizada pelo presidente Rodrigues Alves até a campanha de José Guiomard Santos denominada Movimento Autonomista, o Acre deu muito trabalho tanto ao Itamaraty quanto para o Governo Federal.

__________________

Peças diplomáticas específicas para o caso do Acre foram criadas que acabaram servindo de referência para o corpo diplomático brasileiro.

__________________

O Movimento Autonomista é protagonista nas lembranças da data de hoje, 15 de junho. Popularmente, o dia é conhecido como “Aniversário do Estado do Acre”. Foi o dia em que o presidente João Goulart assinou a Lei 4.070 tendo como testemunha o ex-governador José Guiomard dos Santos. Era o ano de 1962.

A partir daí, o Estado do Acre passou a ter uma vida política própria, representado por partidos políticos, eleição e tudo que um ente federado tem garantido. A primeira escolha do povo acriano para o Governo do Estado foi traumática porque a eleição do jovem professor José Augusto de Araújo não foi respeitada. Ele foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, quando o Acre passou a ter a figura do interventor federal (governadores biônicos, indicado pelo governo militar).

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Marcus José