Por conta de queimaduras de 3° grau, mecânico que estava em helicóptero que caiu no AC vai passar por cirurgia

Por Iryá Rodrigues, g1 AC

Jorge da Silva, de 63 anos, foi transferido do Hospital do Juruá nessa terça-feira (10) para o PS de Rio Branco — Foto: Arquivo/Sesacre

O mecânico Jorge da Silva, de 63 anos, que foi oúltimo sobrevivente resgatado após acidente com helicóptero no domingo (8) próximo ao Rio Croa, em Cruzeiro do Sul, chegou no Pronto Socorro de Rio Branco nessa terça-feira (10) e tem quadro estável no setor de trauma da unidade.

Ele foi transferido por TFD para capital por conta do quadro clínico que pedia avaliação por especialistas em neurocirurgia e ortopedia. A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) informou que o paciente chegou à capital por volta das 18h46 dessa terça e passou por avaliação médica no mesmo dia.

Entre as vítimas do acidente estavam: dois bebês gêmeos de 1 ano e 4 meses, os pais deles, o piloto e um técnico de enfermagem, que foram resgatados com escoriações leves, e o mecânico.

Após exames de imagens, como tomografia de crânio e coluna, foi confirmado o diagnóstico de fratura na coluna, além de queimaduras de até 3° grau na região da lombar.

A direção do PS afirmou que o mecânico deve fazer, ainda nesta quarta-feira (11), uma cirurgia por conta das queimaduras e, após, a recuperação desse procedimento, é que deve ser realizada abordagem pela neurocirurgia. No entanto, ele já está sendo acompanhado por neurologista.

Mecânico que sobreviveu a acidente aéreo no AC teve fratura na coluna — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

O diretor clínico do Hospital do Juruá, Elcimar dos Reis, informou ao g1 nessa terça que o homem teve uma fratura na segunda vértebra, que o quadro dele é delicado e corre risco de perder os movimentos das pernas, por isso, a necessidade de avaliação por especialista em neurocirurgia.

Reis afirmou ainda que os dois bebês indígenas que também sobreviveram ao acidente estão internados no Hospital do Juruá por conta de pneumonia grave e não pelo trauma da queda. O piloto e técnico de enfermagem, que foram os primeiros a deixarem o local do acidente, já tiveram alta, assim como os pais das crianças.

Mecânico foi o último resgatado após acidente com helicóptero — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Resgates

 

O mecânico foi resgatado na segunda-feira (10) por equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e dos Bombeiros, em seguida levado para o quartel da Polícia Militar e de lá o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou para o hospital. Ele reclamava de dores na lombar e, por não conseguir andar, precisou de mais pessoas para o resgate.

O acidente ocorreu no domingo (8) a 3 km do Rio Croa, zona rural de Cruzeiro do Sul. Inicialmente, o governo tinha informado que eram quatro vítimas, mas, nessa segunda, o Corpo de Bombeiros atualizou os dados e subiu para sete o número de vítimas.

Piloto fez pouso de emergência em área de mata em Cruzeiro do Sul — Foto: Cedida

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre