Por causa do fuso, candidatos que farão Encceja no Acre vão ter que chegar de madrugada nos locais de prova

Quase 11 mil candidatos no Acre farão a prova; portões fecham às 5h45. Em todo o Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas vão fazer o exame.

G1/Acre

Coordenadora do EJA pede que candidatos não deixem de fazer a prova devido ao horário e busquem alternativas de transporte (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

No Acre, 10.950 pessoas vão fazer ter que chegar de madrugada nos locais de prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova ocorre neste domingo (19). No entanto, devido ao fuso horário, os portões fecham às 5h45 e quem for fazer o certame deve chegar com uma hora de antecedência.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mais de 1,5 milhão de pessoas se inscreveram no exame em todas as unidades da federação. A prova será feita em dois turnos. Pela manhã, por causa do fuso horário, os portões no local do certame no Acre abrem às 5h e fecham às 5h45. O exame começa a ser aplicado às 6h e a prova encerra às 10h.

Já à tarde, os portões abrem às 11h30 e fecham às 12h15. A prova começa às 12h30 e os candidatos devem terminar as questões até 17h30. No Acre, a prova será aplicada em 29 locais, o que corresponde a 628 salas.

Dois turnos

Fernanda Alves, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), explica que nem todos os candidatos precisam fazer as provas nos dois turnos e que isso vai depender das disciplinas nas quais se inscreveu.

A coordenadora explica que há pessoas que já obtiveram a declaração de proficiência em alguma área, seja durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou anteriormente no próprio Encceja. Esses, não precisam fazer as provas nos dois turnos.

“O Encceja é uma certificação que permite toda a conclusão do ensino fundamental ou médio, mas tem pessoas que não têm essa disponibilidade de estudar em escolas e aos poucos vão fazendo os exames de certificação. Aos poucos, por etapas, vão adquirindo as notas necessárias”, explica.

No site do Inep, o instituto explica que quem busca o certificado para ensino fundamental vai fazer a prova pela manhã. O certame nesse horário inclui as provas de ciências naturais; história e geografia. Ainda para o ensino fundamental, durante a tarde, os candidatos respondem as questões de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação.

Já quem busca o certificado para o ensino médio vai fazer pela manhã as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. À tarde, as provas serão de linguagens códigos e suas tecnologias, redação, matemática e suas tecnologias.

Dificuldades no horário

A coordenadora do EJA falou também sobre os problemas que vão ser enfrentados pelos candidatos devido ao fuso horário. Segundo ela, a Secretaria de Educação do Acre (SEE-AC) buscou alternativas junto ao Inep para reconsiderar o horário.

Assim como no Enem, os candidatos do Encceja seguem as mesmas regras e devem levar caneta preta de tubo transparente, sem borrachas, calculadores, dicionário ou outros objetos. O candidato deve levar documento oficial e original com foto. Também é permitido levar comida.

“Eles até entenderam e adiaram um pouco o início das provas que seria às 8h. Em função do horário, o último Encceja foi muito ruim, a abstenção foi muito grande. É preciso que os inscritos se programem e pensem em outras alternativas ao transporte público, pois a prova é anual e se a pessoa atrasar vai ficar fora”, disse.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima