Extra
População e representantes de classe realizam protesto por melhor saúde na fronteira
Por Maria Coutinho
A luta por qualidade da saúde no Alto Acre, não tem sido fácil para funcionários, lideranças e população. Em decorrência dessa carência e considerando negligente o posicionamento dos políticos, gestores municipal e estadual, o povo decide mobilizar forças com representantes de classe marcando dia 20 de abril, com manifesto pacífico.
Segundo a enfermeira Lidiana Jovino, todos os moradores do Alto Acre estão cientes do sofrimento em decorrência do sistema de saúde deficiente e repudiam a carência de profissionais, especialistas e unidades de referencias, situação que os obrigam a procurar atendimento fora de domicílio. “Estou abraçando essa causa e não vou me conter enquanto não atenderem nossas reivindicações”, garante.
Por entender que o problema é grave os organizadores da Caminhada Pacífica em Prol da Saúde, informam que fizeram um diagnóstico situacional dos serviços existentes e exaustivamente apresentaram aos gestores. Por constatar o descaso recorreram a meios cabíveis e legais, começaram por paralisação, reunião, negociação e audiência pública. “Visitamos Unidades Básicas, Hospitais, UPAS e a demanda levantada foi passada para as Secretarias Municipal e estadual de saúde, mais a exposição dos fatos com documentos comprobatórios em todos os órgãos competentes foi de total insucesso”, diz o enfermeiro Adailton Cruz.
Para Adailton além de profissionais as estruturas físicas, em sua maioria permanecem comprometidas, faltam equipamentos, medicamentos e laboratórios adequados à demanda. A atenção primária está longe atender minimamente a população. “Constatamos no Acre uma saúde que penaliza sua abrangência da zona rural a urbana. Vivenciamos o risco de blecaute na assistência. Do jeito que está é inviável para atender a população”, conclui.
Durante a caminhada fora proferido discursos inflamados, frases de compromissos em reestruturar a saúde não apenas no alto acre, mais em todo o estado. Garantem os organizadores que não medirão esforços para construir um bom serviço de saúde visto ser direito garantido pela constituição, a todos e com equidade.
Comentários
Extra
Vereador questiona acúmulo de funções e pede apuração sobre plantões médicos em Brasiléia

Parlamentar cobra transparência nas escalas e relata denúncias de profissionais atuando simultaneamente em dois postos, clínica e faculdade na Bolívia
O vereador Zemar Gerônimo (PL) usou a tribuna da Câmara de Brasiléia, nesta semana, para pedir rigor na fiscalização da rede pública de saúde após receber denúncias sobre possível acúmulo irregular de funções por médicos no município. Segundo o parlamentar, há relatos de profissionais que estariam cumprindo plantões no hospital e em unidade básica de saúde ao mesmo tempo, mantendo consultório particular e ministrando aulas em uma faculdade na Bolívia.
Durante o pronunciamento, que durou cerca de 15 minutos, Zemar ressaltou que não formaliza acusação, mas cobrou apuração dos fatos e maior transparência na divulgação das escalas médicas. “Só Deus é onipresente. É impossível um corpo ocupar dois espaços ao mesmo tempo”, afirmou.
O vereador também mencionou a necessidade de melhorias na saúde pública local, afirmando que a Câmara tem recebido constantes reclamações da população. “Somos nós que estamos na ponta e recebemos o clamor da população”, disse, ao solicitar que o Estado e a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizem publicamente as escalas de serviço dos profissionais.
Zemar reforçou que a função do Legislativo é fiscalizar e que a investigação é necessária para assegurar a garantia do atendimento à população e a correta aplicação dos recursos públicos.
VEJA VÍDEO:
Comentários
Extra
Suspeito de matar adolescente e tentar assassinar duas pessoas é preso na fronteira do Acre

Homem suspeito de integrar facção criminosa é preso após cometer homicídio e duas tentativas de execução. Foto: cedida
Crime teria ligação com disputa entre facções; prisão encerra sequência de ataques que geraram temor na região de fronteira
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Brasiléia, prendeu nesta sexta-feira (7) um jovem de 21 anos, identificado como Charles Junior de Oliveira Silva., apontado como autor de um homicídio e duas tentativas de assassinato ocorridos no Município.
Segundo as investigações, o suspeito é acusado de matar um adolescente no dia 5 de outubro, na Rua Franklin Rocha de Andrade, bairro Samaúma I. A motivação, conforme a polícia, estaria ligada à disputa territorial entre organizações criminosas que atuam na região de fronteira.

O jovem também é investigado por outras duas tentativas de homicídio. A primeira foi registrada em 17 de setembro, no bairro Leonardo Barbosa, contra outro adolescente, em um episódio relacionado a rivalidades entre facções. A segunda tentativa ocorreu em 19 de setembro, na Rua João Jovino, bairro Eldorado, quando um cabeleireiro foi atacado e ferido, mas sobreviveu.
Após trabalho de inteligência e cruzamento de informações, os investigadores localizaram o suspeito em Epitaciolândia e deram cumprimento ao mandado de prisão, interrompendo uma sequência de crimes que vinha causando insegurança na população local.

O detido foi encaminhado à delegacia, onde passou pelos procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.
Matérias relacionadas:
Jovem de 17 anos é baleado em Brasiléia e transferido em estado grave para Rio Branco
Homem é baleado dentro de salão de cabeleireiro em Brasiléia e passa por cirurgia
Adolescente de 15 anos é morto a tiros em frente à casa do pai em Brasiléia
Comentários
Extra
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae – AVISO DE LICITAÇÃO
AVISO DE LICITAÇÃO
Pregão Eletrônico nº 22/2025
1. OBJETO
Fornecimento de solução de infraestrutura para implementação do novo ambiente DATACENTER, sustentação e atualização do ambiente conforme especificações constantes neste edital e seus anexos.
2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresas.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 14 de novembro de 2025 às 10h45min;
Início da sessão de disputa de preço: 14 de novembro de 2025 às 11:00h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.
3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.
Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: [email protected], aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da
data de abertura da sessão pública.
Rio Branco-AC, 07 de novembro de 2025.












Você precisa fazer login para comentar.