Ponte sobre Rio Madeira vai atrasar um ano

Fotos: Josenir Melo

Conclusão prevista só para 2017

Fonte: agazeta.net

Mudanças no projeto, comportamento agressivo da natureza e acidentes com balsas mudam o prazo de entrega da obra da ponte sobre o Rio Madeira, que vai interligar a BR-364 entre os estados do Acre e Rondônia. O prazo inicial era o final de 2016, agora só 2017.

Nos canteiros de obras que ficam nas duas margens e em balsas no meio do rio, as obras não param. Nesse período, sem as chuvas, a empreiteira acelera os serviços.
De longe é possível ver muita madeira e ferro para receber o concreto na construção de uma das rampas da ponte.

Outras equipes trabalham no meio do rio construindo as fundações onde serão elevados os pilares da ponte. Um grupo fura até trinta metros de profundidade e outro vai colocando enormes tubos de ferro onde serão colocadas grandes quantidades de concreto.

Cerca de 70% das fundações estão concluídas, faltam os dois grandes pilares da ponte que fica bem no meio do rio. E é por causa dessas duas fundações que a obra pode atrasar.

O Dnit fez algumas mudanças no projeto: um deles é que a ponte, que tem o custo inicial de R$ 128 milhões, não será reta e sim estaiada, como a passarela construída em Rio Branco.

O comportamento do Rio Madeira também vai atrasar a entrega da obra. O madeira nunca esteve tão cheio nessa época do ano. Do lado onde não tem a rampa sendo construída, o Dnit estuda elevar a cabeceira.

A cheia desse ano trouxe tanta terra que cobriu os pilares que estavam fora do leito do rio. Sem a elevação, uma cheia forte pode deixar a ponte isolada. Segundo coordenador do Dnit noi Acre, Tiago Caetano, ainda não está certo o elevado, mas o projeto já foi enviado à Brasília e se aprovado vai se gastar mais dinheiro e tempo na obra que tem quase um quilômetro.

Nessa quarta-feira uma equipe do Dnit de Brasília fez uma vistoria nas obras já realizadas. Um dos sócios da empresa que está construindo acompanhou tudo. É que há seis meses o Governo Federal não repassa recursos e a empresa vem mantendo a obra por conta própria.

O assunto é tema proibido no canteiro de obras. Ninguém sabe quanto tempo a empreiteira vai aguentar. Sem dinheiro, os trabalhos podem parar.
Outro imprevisto que surgiu vem tomando tempo das equipes. Duas fundações estão sendo refeitas porque a balsa que faz a travessia do Rio Madeira se chocou com as bases.

De acordo com administradora da balsa, houve uma pane no motor do rebocador e a correnteza jogou a balsa contra as fundações que ficaram danificadas. O caso foi denunciado à Marinha para que faça uma investigação para saber se o acidente não foi criminoso. A empresa está refazendo as duas fundações.

Segundo o coordenador do Dnit no Acre, Tiago Caetano, o importante, apesar de todos os percalços, é que a obra não parou. “Desde o início, os trabalhos continuam sem paralisações. Precisamos manter esse ritmo para compensar o tempo perdido com os incidentes e mudanças no projeto”, explicou. Contando os dois acessos e a ponte, a construção tem quase quatro quilômetros.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima