Policiais da Diretoria de Trânsito da Bolívia voltaram a utilizar bafômetros para realizar controles em diversos pontos da cidade de Cochabamba, como em toda Bolívia.
O vice-diretor do Transit, Cnl. Marcelo Gómez informou que a utilização desses bafômetros é feita por pessoal treinado, com equipamentos certificados e em ocasiões específicas.
É uma interpretação errada da norma, em nenhum momento a norma proibiu o uso do bafômetro em unidades como o (Transit Bolivia), temos bafômetros certificados. Parte desses procedimentos é que as pessoas que são conduzidas por suspeita nas estradas, esses bafômetros certificados sejam utilizados por pessoal qualificado”, relatou Gómez.
Em abril passado, a Inspetoria Geral do Comando da Polícia Boliviana emitiu um comunicado anunciando a proibição do uso de bafômetros portáteis durante funções de prevenção policial, como também nos serviços ordinários e extraordinários, dispositivos de controle estático (DECs) e postos de controle técnico.
A medida foi tomada devido a diversos vídeos que circularam nas redes sociais onde motoristas denunciavam o uso irregular desse dispositivo nas operações de trânsito.