Polícia Militar conclui edição do curso de operador de drone

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar do Acre (PMAC) concluiu o segundo curso para operador de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) de 2025. Os alunos receberam o diploma de conclusão do curso na manhã desta terça-feira, 29.

O treinamento contou com disciplinas sobre noções de navegação com GPS, legislação e planejamento de voo, aquisição de imagens com uso de RPA’s e operações práticas em campo, totalizando 50 horas-aula. A capacitação proporcionou conhecimento sobre monitoramento e fiscalização ambiental, utilizando técnicas manuais e de voo inteligente na coleta de informações.

O subcomandante-geral da PMAC, coronel Kleison Albuquerque, foi o instrutor da segunda edição de 2025 e acompanhou de perto as instruções coordenadas com sua equipe, que formaram novos 21 operadores. Atualmente, o curso de RPA do Acre é referência nacional por ser considerado o mais completo do País.

As RPA’s são popularmente conhecidas como drones e têm ganhado espaço no âmbito da segurança pública. Através dessa tecnologia, é possível realizar navegação aérea em locais de difícil acesso, localizar pessoas e realizar mapeamento de regiões específicas. A previsão para este ano é que sejam formadas quatro turmas de operadores, promovendo ainda mais a integração entre as instituições.

Comentários

Publicado por
Assessoria PMAC