A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (17), uma operação para apurar fraudes em licitações envolvendo contratos da administração pública no município de Ananás, localizado na região norte do Tocantins. A ação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão autorizados pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Araguaína.
Segundo a investigação, o grupo suspeito teria manipulado processos licitatórios com o objetivo de direcionar a escolha de empresas vencedoras para a execução de obras públicas. De acordo com a PF, há fortes indícios de que os serviços não eram efetivamente realizados pelas empresas contratadas, mas executados diretamente pelos próprios municípios, o que permitia o desvio de recursos públicos.
Os investigados também são suspeitos dos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. A operação visa reunir provas que comprovem a atuação do grupo na montagem dos processos licitatórios e na divisão dos valores desviados.
Até o momento, os nomes dos envolvidos não foram divulgados, e a defesa dos investigados ainda não foi localizada. As investigações seguem em andamento.