Um homem de 20 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (7) após a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apreender dois fuzis de grosso calibre e mais de 400 munições escondidos em uma embarcação atracada no porto de São Paulo de Olivença, no interior do estado.
De acordo com o delegado Paulo Mavignier, responsável pela ação, o armamento era utilizado na escolta de carregamentos de drogas que circulam pelo Amazonas e também em confrontos armados com forças policiais, tanto no território brasileiro quanto em país vizinho. Durante depoimento, o jovem preso confessou que esta foi a segunda vez que participou da escolta armada de entorpecentes pela mesma rota fluvial.
O delegado também chamou atenção para a presença de armamentos de origem militar venezuelana na região, que estariam sendo utilizados para abastecer organizações criminosas ligadas ao narcotráfico. Entre as armas apreendidas estão dois fuzis calibre 7,62: um FAL (7,62×51), de origem austríaca e pertencente ao Exército da Venezuela, e um AK-47 (7,62×39), possivelmente de fabricação russa.
O material apreendido e o suspeito foram encaminhados para a delegacia, onde o caso segue sob investigação para identificar outros envolvidos e a origem exata do armamento.