“Poderemos debater sobre a redução da passagem”, diz Luz sobre chegada de ônibus elétricos

“O governo federal tem a intenção de ajudar os municípios a financiar a comprar de ônibus elétricos”. A frase é do vereador João Marcos Luz (PL) ao destacar que Rio Branco será contemplada com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a aquisição dos veículos, que devem entrar em operação ainda no ano de 2024.

“Rio Branco já fez o projeto, fez o cadastro e foi aprovado. Obviamente, tem uma burocracia, isso demora um tempo, mas Rio Branco já está no PAC, do Governo Federal, inserido para o financiamento de ônibus elétricos”, disse o parlamentar. E acrescentou: “são 30 ônibus que chegarão em Rio Branco”.

Luz ressaltou que na última sexta-feira, 26, o primeiro ônibus elétrico chegou a Capital.

“Será realizada uma apresentação deste ônibus a todos. Tiver a oportunidade de ver o ônibus de perto, tecnologia pura, baixa a plataforma para o cadeirante, não emite nenhum gás para a atmosfera, enfim, de entrar lá na garagem e ver de perto o ônibus, tecnologia pura, tecnologia pura, eu que sou fã do transporte coletivo, me arrepiei, o ônibus dele baixa para a plataforma do cadeirante, zoadas, zero, nenhuma, então ele não emite nenhum gás para a atmosfera, enfim, é a realidade do século XXI”, falou.

Disse mais: “dia seis de maio deve ocorrer a apresentação desse coletivo pelo prefeito Tião Bocalom, juntamente com os vereadores, em frente a Prefeitura de Rio Branco. O prefeito falou ainda em 2021, sobre a pretensão de comprar ônibus elétricos para a cidade, inclusive, com recurso próprio. Porém, obviamente, Rio Branco tem muitos problemas e ao passar do tempo houve uma decisão de pegar o recurso e colocar em outras áreas também importantes, como a mobilidade urbana”.

O vereador ressaltou ainda que após a apresentação o coletivo deverá circular durante 60 dias em todas as linhas ou na grande maioria deles. “Ficará em teste. Quem é que compra um carro sem fazer teste? Ninguém. Se você vai comprar um veículo, você faz um teste, então, esse carro está aqui para teste. Já tenho aqui a convicção de dizer que quando esses ônibus chegarem e forem inseridos no sistema, poderemos até debater sobre a redução da passagem”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Gazeta