Poder Judiciário define metas nacionais para o biênio 2015-2016

Com informações do TJ/AC

Em encontro realizado nos dias 10 e 11 de novembro, em Florianópolis, os Tribunais brasileiros estabeleceram metas para o Poder Judiciário que devem ser cumpridas até 2015. Os objetivos foram definidos durante a oitava edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário, onde estiveram presentes o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Adair Longuini, o vice-presidente e corregedor, desembargador Samoel Evangelista e o juiz membro da Corte, Elcio Sabo Mendes.

Em âmbito nacional, as Cortes estabeleceram como objetivo julgar mais processos do que os distribuídos (meta 1), reduzindo a quantidade de ações pendentes de apreciação; dar prioridade aos processos antigos (meta 2); e aumentar o número de casos solucionados por meio da conciliação (meta 3), evitando a judicialização.

Além das metas, estiveram em pauta temas voltados à modernização do Judiciário, ao aperfeiçoamento da gestão dos tribunais e à melhoria da prestação jurisdicional. O objetivo foi unificar as diretrizes estratégicas de atuação, com base na cooperação mútua entre as instituições.

Nesta edição do Encontro também foram entregues as informações coletadas durante o Censo do Judiciário (pesquisa realizada com magistrados e servidores para traçar o perfil do Poder Judiciário).

Durante os dois dias de evento, foram discutidos os indicadores e dados do Relatório Justiça em Números; avaliada a estratégia nacional; divulgado o desempenho dos Tribunais em relação ao cumprimento das metas estabelecidas para 2014, e aprovadas as metas nacionais para biênio 2015/2016 e as iniciativas estratégicas nacionais. (Com informações do TRE-SC).

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima