Uma operação da Polícia Militar do Pará resultou na apreensão de aproximadamente uma tonelada de skunk — droga de alto teor derivada da maconha — transportada em uma aeronave de pequeno porte que pousou clandestinamente na região de Divinópolis, entre os municípios de Itaituba e Rurópolis, no sudoeste do estado.
Dois homens, sendo um brasileiro e um venezuelano, foram presos em flagrante. Além da droga, a ação policial apreendeu duas caminhonetes e duas armas de fogo. A aeronave interceptada é do modelo Sêneca e teria partido do sul da Venezuela. Um segundo avião, possivelmente um modelo Baron, também estaria envolvido na operação criminosa e está sendo procurado com apoio aéreo.
A operação contou com oito viaturas e o suporte do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará, a ação foi resultado de um trabalho de inteligência iniciado em maio deste ano, voltado para o monitoramento de rotas aéreas utilizadas por organizações criminosas.
Com o aumento da fiscalização fluvial na região do Baixo Amazonas — especialmente após a instalação da Base Candiru no rio Amazonas —, criminosos passaram a utilizar aeronaves para o transporte de entorpecentes. A região é considerada estratégica e recorrente nas rotas do tráfico.
As equipes policiais chegaram ao local durante a madrugada, enfrentando dificuldades de acesso em meio à mata densa e à geografia desafiadora. A operação segue em andamento para localizar a segunda aeronave e identificar demais envolvidos no esquema. Segundo dados oficiais, até julho, o estado do Pará já havia registrado apreensões de drogas em volume próximo ao total de todo o ano de 2024.