PF e Receita Federal apreendem veículos importados ilegais na fronteira

Carros foram levados ao pátio da Polícia Federal onde irão aguardar o pronunciamento da Justiça – Fotos: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Por volta das 5h00 desta sexta-feira, dia 29, agentes da Receita e Polícia Federal contando com o apoio de homens da Força Nacional, com um mandado de busca e apreensão emitido pela Justiça Federal, realizaram uma varredura nas duas cidades da fronteira.

A operação que pegou várias pessoas de surpresa enquanto ainda dormiam, seria pelo fato de estarem de posse de veículos importados em suas garagens caracterizando intenção de burlar o fisco, ou seja, possuir um bem sem que pague o devido imposto.

Segundo foi levantado, alguns desses veículos já vinham sendo investigados a meses. Comprados no lado boliviano, vinham sendo utilizados no lado brasileiro normalmente no dia-dia, em alguns dos casos, caracterizando delito de importação ilegal.

Alguns detalhes foram levantados neste caso, seria o fato de que alguns foram adquiridos no estrangeiro apenas para uso pessoal em solo brasileiro, inclusive pernoitando, o que é considerado ilegal. Estes poderiam apenas circular por algumas horas e teriam que voltar ao país de origem.

Foram apreendidos veículos que podem chegar acima de R$ 150 mil reais, mas que podem ter sido comprado no lado boliviano pelo valor até três vezes menor. Para que entrem no Brasil legalmente, cerca 50% do valor nacional mais taxas extras que devem ser pagos à Receita Federal, além da burocracia, torna quase que inviável.

Estes veículos podem ser dado o perdimento total e levados à leilão em datas futuras. Foi perguntado em relação a motos que estão no mesmo dilema na fronteira, o mesmo poderá acontecer a qualquer momento, já que as investigações continuaram na fronteira.

Os proprietários foram ouvidos pelo delegado de plantão, notificados e liberados.

Veículos foram apreendidos nas residências – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima