Brasil

PF devolve ao Peru fuzis apreendidos em operação ligada à maior apreensão de drogas do Amazonas

Armamentos furtados de base policial peruana foram recuperados após ação que retirou 6,5 toneladas de drogas de circulação

A Polícia Federal (PF) devolveu à Polícia Nacional do Peru dois fuzis recuperados durante uma operação realizada no interior do Amazonas, desdobramento da maior apreensão de drogas já registrada no estado. A ação resultou na retirada de cerca de 6,5 toneladas de entorpecentes de circulação.

Segundo as investigações, os armamentos, de uso restrito, haviam sido furtados de uma base da Polícia Nacional do Peru, evidenciando a atuação de organizações criminosas transnacionais na região de fronteira entre os dois países.

A restituição dos fuzis foi viabilizada pela Diretoria de Cooperação Internacional da Polícia Federal, em articulação com autoridades diplomáticas e policiais peruanas, em conformidade com acordos de cooperação internacional e estratégias conjuntas de combate ao crime organizado.

A maior apreensão de drogas da história do Amazonas ocorreu em junho deste ano, durante uma operação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (Ficco/AM), da Polícia Federal e da Polícia Nacional do Peru, por meio da Dirandro.

A ação foi realizada no rio Solimões, nas proximidades do município de Manacapuru, a cerca de 68 quilômetros ao sul de Manaus. Na ocasião, foram apreendidas 6,5 toneladas de maconha do tipo skunk e cocaína, além de sete fuzis dos calibres 7,62 e .223, uma metralhadora calibre .50, uma metralhadora 7,62, uma lancha equipada com seis motores, 5.698 munições de diversos calibres, 102 carregadores, um lançador de granadas, dois aparelhos celulares e R$ 2,5 mil em dinheiro.

Comentários

Publicado por
Da Redação