fbpx
Conecte-se conosco

Acre

PF deflagra operação contra o tráfico de drogas

Publicado

em

Investigação teve início após a prisão de uma mulher com drogas em Rio Branco

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (16/8), a Operação Dissimulo, com objetivo de desarticular associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas interestadual, com a utilização de “mulas” no transporte aéreo.

A Polícia Federal, nas investigações de repressão ao tráfico de drogas, possui como diretriz a descapitalização e a prisão dos envolvidos, expropriando-as de todo o patrimônio, bens e valores acumulados a partir das suas atividades ilícitas, como forma de inviabilizá-las financeiramente, evitando qualquer tentativa de sua reestruturação após a deflagração das operações.

A investigação policial que desencadeou a Operação Dissimulo foi iniciada a partir da prisão de uma mulher que, utilizando-se de documento falso, tentou embarcar no Aeroporto Internacional Plácido de Castro, Rio Branco/AC, com destino à cidade de João Pessoa/PB.

Além do documento falso, ela trazia consigo, junto ao corpo, aproximadamente de 3,723kg de cocaína. A partir de sua prisão, ocorreu o aprofundamento das investigações, chegando-se à associação criminosa voltada para esse tipo de tráfico de drogas.

Durante as investigações, descobriu-se a participação de várias outras pessoas, que tinham função como os que aliciavam as “mulas” para o transporte, bem como taxistas e até mesmo pessoas com a função de encontrar e alugar imóveis para servir de alojamento para o grupo criminoso.

Esse grupo praticava o tráfico de drogas interestadual através do modal aéreo, que, partindo do Acre, tinham como destino o Nordeste, especialmente o estado da Paraíba.

A deflagração da contou com a participação de 40 policiais federais, dando integral cumprimento às 8 ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar e ao mandado de prisão preventiva. Foram apreendidos, bloqueados e sequestrados veículos e ativos financeiros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Cobija uma pessoa é condenada a 15 anos de prisão por tráfico de cocaína

Publicado

em

Franz Luis Parada Arauz, foi encontrado com 10.290 gramas de pasta base cocaína em outubro do ano passado; só neste sábado 11/05, foi conhecida a resolução de seu caso e o réu foi condenado

Na mochila continha substância controlada, a perícia constatou que continha pasta base de cocaína cujo peso era de 10.290 gramas, além de os sujeitos terem sido apreendidos em flagrante delito. Foto: cedida

O Procurador Departamental de Pando, Marcos Arce Gandarias, informou hoje que, em audiência de procedimento abreviado, ficou comprovado que Franz Luis Parada Arauz, 32 anos, é autor de Tráfico Agravado, Associação Criminosa e Conspiração, que foi encontrado com o mesmo, 10.290 gramas de pasta base de cocaína em uma mochila, junto com outras pessoas que dirigiam três motocicletas em Cobija – no trecho rodoviário Cobija, Soberanía em 31 de outubro de 2023, portanto, o Juizado de Sentença nº 2 emitiu 15 anos de prisão que devem ser cumpridos no complexo penitenciário Villa Busch.

Unidade Móvel de Patrulhamento Rural (UMOPAR), realizavam um patrulhamento de rotina e observaram três motocicletas chegando a toda velocidade, então foram parados e ao perceber o nervosismo dos ocupantes, realizaram uma busca. Foto: UMOPAR

“As provas colhidas para comprovar a responsabilidade dos acusados ​​foram o registro de busca no local do fato, apreensão das três motocicletas, registro de abertura e busca na mochila que continha a substância controlada em embalagens, a perícia química toxicológica de pasta base de cocaína cujo peso era de 10.290 gramas, além de os sujeitos terem sido apreendidos em flagrante delito”, disse Arce.

O Juizado de Sentença nº 2 emitiu 15 anos de prisão que devem ser cumpridos no complexo penitenciário Villa Busch. Foto: cedida

Por sua vez, a Promotora do caso, Blanca Elena Ardaya, afirmou que o incidente ocorreu no dia 31 de outubro de 2023, aproximadamente às 10h30 da manhã, no trecho rodoviário Cobija – Soberanía, na altura da Ponte Cachuelita onde as tropas da Unidade Móvel de Patrulhamento Rural (UMOPAR), realizavam um patrulhamento de rotina e observaram três motocicletas chegando a toda velocidade, então foram parados e ao perceber o nervosismo dos ocupantes, realizaram uma busca minuciosa, e na segunda motocicleta conduzida por Franz que tinha, Brayan Z.D. como passageiro, e meio dos dois havia uma mochila preta contendo 10 pacotes em formato de tijolo.

Quando as embalagens foram verificadas, foi encontrada a substância controlada que, ao ser submetida a um teste de campo, deu resultado positivo para pasta base de cocaína, pelo que os sujeitos e as três motos foram detidos, Franz S.A., foi condenado neste sábado, enquanto. Mikey S.A., Brayan Z.D., Everth M.V., e Francisleo C.A., serão julgados em uma outra oportunidade, data ainda será marcada.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo realiza dois novos transplantes de córneas neste sábado na Fundhacre

Publicado

em

Por

Os pacientes Maria Rayssa Sabóia e Antonio Gomes de Aguiar, de 28 e 69 anos, deram neste sábado, 11, um grande passo rumo à realização do grande sonho de voltar a enxergar. Eles receberam novas córneas através do programa de transplantes do governo do Estado.

As cirurgias ocorreram com sucesso na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e os pacientes devem receber alta ainda neste sábado, 11. Nos próximos dias, a expectativa é de que a visão volte gradativamente.

“Voltar a ver o que eu não vejo mais”. Maria Rayssa relatou suas expectativas para seu transplante de córnea. Foto: Agnes Cavalcante/Fundhacre

“Quando tocou o telefone [chamando para a cirurgia] eu chorei muito, porque faz muito tempo que eu estava esperando o transplante. Foi muita alegria. A expectativa é boa. Voltar a enxergar, voltar a ver o que eu não vejo mais. E, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Acho que vai mudar tudo na minha vida”, relatou Maria Rayssa.

“[Estou] Um pouco nervoso, mas confiar em Deus, né?”, expressou o paciente Antonio Aguiar. Foto: Agnes Cavalcante/Fundhacre

O senhor Antonio Gomes de Aguiar também contou sobre a grande expectativa para a retomada da visão. “Agora, graças a Deus, estou já esperando o resultado. [Estou] um pouco nervoso, mas confiar em Deus, né? Que tudo venha a dar certo e eu volte a enxergar normal. Isso é o que eu espero”, destacou o paciente.

A presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, ressaltou: “Cada paciente tem uma história única e ficamos muito felizes de acompanhar a evolução deles a partir da cirurgia. É uma virada de vida realmente e ouvir cada relato só nos dá mais força para seguir trabalhando pela saúde do nosso Estado”, frisou a presidente.

A coordenadora do Serviço de Transplantes da Fundhacre, Valéria Monteiro, também ponderou sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. “Até os pacientes receberem o transplante, é um longo processo, pois a gente também depende, claro, de doadores. Por isso, é importante resssaltar que todas as pessoas que tem o desejo de se tornarem doadores informem suas famílias sobre o seu desejo ou preencham o formulário para Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, Tecidos e Partes do Corpo Humano (AEDO) que já está ativo no Brasil”, esclareceu Valéria Monteiro.

Atualmente, a Fudhacre realiza transplantes de córneas e fígado e aguarda a autorização do Ministério da Saúde para a retomada dos transplantes de rim. Em toda a sua história, o complexo hospitalar já contabiliza 96 transplantes renais (entre 2005 e 2019), 326 transplantes de córnea e 86 transplantes hepáticos, totalizando de 508 procedimentos.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC e juízes visitam crianças em abrigo em nova edição do Projeto Colo de Amor

Publicado

em

Por

O projeto Colo de Amor tem o objetivo de trazer alento, conforto e o calor de um colo às crianças em situação de vulnerabilidade

Amor e carinho foram compartilhados às crianças abrigadas no Educandário Santa Margarida, em mais uma edição do projeto Colo de Amor – especial Dia das Mães, que aconteceu neste sábado, 11. A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC), juiz de Direito Gilberto Matos, a vice-coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/TJAC), juíza de Direito Andrea Brito e equipes foram ao local para promover um momento de interação com as crianças.

O projeto Colo de Amor tem o objetivo de trazer alento, conforto e o calor de um colo às crianças em situação de vulnerabilidade. No local moram trinta crianças que estão afastadas do convívio familiar por um tempo significativo, e sob proteção do Estado. E o carinho que recebem provem dos funcionários e visitantes.

Atendendo ao Art. 4º, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, a ação proporcionou aos menores atividades recreativas e alimentação diferenciada com a participação voluntária de magistradas e servidores(as) do TJAC.

Além das mães servidoras e magistradas do TJAC que se dedicam como voluntárias por alguns momentos ao projeto Colo de Amor, o Educandário tem em sua equipe pessoas com verdadeiras histórias de muita dedicação e amor, que optaram em ser verdadeiras mães das crianças que passam pelo local, e de alguns que já vivem há anos ali.

Na oportunidade, a equipe do TJAC reuniu-se com a equipe da Coordenação do Educandário Santa Margarida para atualização de procedimentos em prol das crianças.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo