Petecão reúne lideranças da oposição em convenção no Boi Cagão

Nelson Liano Jr

O PSD do Acre conseguiu trazer para o Sítio Boi Cagão, na Capital, em torno de mil militantes do partido de todo o Estado. Mas o feito maior da Convenção que aconteceu neste sábado, 21, foi atrair algumas das principais lideranças dos partidos de oposição ao PT acreano. Os diretórios do PSD dos 22 municípios enviaram representantes para o evento no sítio de propriedade do presidente regional do PSD, senador Sérgio Petecão (PSD).  Os filiados discursaram durante a convenção prestando contas das articulações de cada uma das regionais do PSD para as próximas eleições municipais. As duas principais pré-candidatas da oposição à prefeitura de Rio Branco, deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) e professora Socorro Nery (PSDB), também estiveram presentes e discursaram. Já o presidente do DEM Bocalom, não apareceu por motivos familiares, mas os seus representantes reafirmaram a sua pré-candidatura na Capital.

Assista ao vídeo com imagens da Convenção do PSD e as entrevistas do senador Petecão, do vereador de Santa Rosa, Paulo Kaxinawa (PSD) e o eterno talismã do PSD, Montana Jack cantando.

A profecia
O ex-deputado federal João Correia (PMDB) falou durante a convenção do PSD. E mais uma vez ressaltou que na Capital os partidos de oposição devem apresentar os seus candidatos à prefeitura. João acha que o adversário comum é o PT e que se houver mais de uma candidatura a união verdadeira acontecerá no segundo turno.

Clima de coligação
As possibilidade de que o PSD indique a suplente de deputada federal Marfisa Galvão (PSD) como vice de Sinhasique são reais. A militância da Capital parece contar com essa possibilidade. A própria Marfisa, esposa do Petecão, também já demonstra estar se acostumando com a ideia.

Tirar do PT
Pelos discursos dos militantes do PSD a luta é para tirar filiados do PT e de outros partidos da FPA. A maioria acredita que enfraquecendo o partido adversário nas suas lideranças os resultados eleitorais no Estado começarão a mudar.

Casos emblemáticos
O atual vice prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Freitas, saiu recentemente do PC do B para o PSD. O ex-petista André Maia também aproveitou a ocasião de “casa cheia” para assinar a sua ficha no PSD. Jailson deve ser vice em alguma chapa e André já é o pré-candidato do partido no Quinari.

A força do Petecão
O senador do PSD mostrou que ao contrário do que se imagina ainda está muito forte politicamente. Não é fácil juntar tanta gente numa convenção partidária. Ainda mais de muitos lugares diferentes. O PSD realmente cresceu no Acre com lideranças significativas em todos os municípios.

Projeção de 2018
A conversa entre as forças de oposição não é mais conseguir eleger apenas um senador em 2018, mas dois. O alvo preferencial quando se entoa esse discurso é o senador Jorge Viana (PT). O desgaste do PT nos últimos tempos está fazendo muita gente sonhar.

Nada de besta
Mas Jorge Viana, mesmo com o desgaste do seu partido, não é uma presa fácil. Espertamente tem se afastado da impopularidade de alguns nichos petistas acreanos ligado ao Governo do Estado. E no plano nacional sempre soma a sua voz ao coro dos descontentes.

A metralhadora do Rocha
O deputado federal Major Rocha (PSDB) me disse que o PT é quem está segurando o Eduardo Cunha (PMDB) na presidência da Câmara. “Eles atacam publicamente, mas defendem com unhas e dentes no reservado,” ironizou.

Troca de favores
Na realidade não precisa ser um analista político para entender o que está acontecendo. O PT quer Cunha combalido e desmoralizado dirigindo a mesa da Câmara para o impeachment da presidente Dilma (PT) não entrar em pauta. Então vai mantendo o “homem dos milhões na Suíça” no cabresto.

O Acre tem um voto no Conselho de Ética
Se Cunha será cassado ou não ninguém sabe. Mas conversei com o deputado federal Léo Brito (PT) que é membro do Conselho de Ética da Câmara e, portanto, dará o seu voto na questão. Até mesmo por ser advogado e professor universitário de direito, Léo me garantiu que vai votar conforme o andamento do processo baseado nas acusações e na defesa.

Sem acordo
Outra coisa, Léo já avisou que não participará e nem se influenciará por acordos políticos de bastidores para salvar ou degolar Cunha. Vai usar a sua experiência de jurista e votar de acordo com a sua consciência. Obviamente não pode adiantar o seu voto. Mesmo porque só conhece as acusações e a defesa pela imprensa.

Sem fuga
Léo me garantiu ainda que não fugiu da reunião do Conselho de Ética na quinta, 19, para ajudar a não ter quórum. Ele explicou que a reunião originalmente estava marcada para a quarta, 18. E ele já tinha assumido compromisso de acompanhar o ministro do Turismo, Henrique Alves, ao Acre, na quinta, 19.

Informações aos taxistas de Rio Branco
Realmente será preciso os motoristas fazerem o curso de capacitação que está sendo ministrado pelo Senac na Capital. A informação é da assessoria de imprensa da prefeitura. Na realidade o município está operando uma lei nacional do CONTRAN através da RBTRANS. A qualificação de 50 horas de curso é uma exigência para todos os taxistas do país e não só de Rio Branco. As renovações de autonomia em 2016 dependem dos profissionais passarem por esse processo de aulas. Mas aprender nunca é demais.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima