Acre

Pesquisa coloca Gladson Cameli na liderança para o Senado no Acre, com 28,7% das intenções de voto

Levantamento do Instituto Delta mostra Márcio Bittar em segundo, com 15,9%, e Jorge Viana em terceiro, com 12,7%; Jéssica Sales aparece na quarta posição

O Instituto Delta divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto para a disputa ao Senado Federal pelo Acre. O governador Gladson Cameli, do Progressistas, aparece na frente em todos os cenários avaliados. Foto: montagem 

Uma nova pesquisa do Instituto Delta para a disputa ao Senado pelo Acre coloca o governador Gladson Cameli (PP) na liderança das intenções de voto, com 28,68% na pesquisa estimulada. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (11), mostra o senador Márcio Bittar (PL)em segundo lugar, com 15,89%, seguido pelo ex-governador Jorge Viana (PT), com 12,65%.

O quarto lugar ficou com a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB), com 11,53%. Em seguida aparecem a ex-deputada Mara Rocha (Republicanos), com 7,67%, o senador Sérgio Petecão (PSD), com 6,23%, e o deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil), com 4,98%. Não souberam ou não responderam somaram 8,73%.

Gladson Cameli deve deixar o governo do Acre em abril de 2026 para se dedicar à campanha ao Senado. Os números reforçam sua projeção como favorito, mas ainda mostram um cenário competitivo, com cinco candidatos registrando dois dígitos de intenção de voto.

A pesquisa ouviu 802 pessoas entre os dias 3 e 9 de dezembro em 14 municípios acreanos. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Ranking de intenções de voto
  • Gladson Cameli (PP): 28,68%
  • Márcio Bittar (PL): 15,89%
  • Jorge Viana (PT): 12,65%
  • Jéssica Sales (MDB): 11,53%
  • Mara Rocha (Republicanos): 7,67%
  • Sérgio Petecão (PSD): 6,23%
  • Eduardo Velloso (União Brasil): 4,98%
  • Não souberam/não responderam: 8,73%

E sem Gladson na disputa?

O levantamento também testou um cenário sem o governador. Nesse caso, Márcio Bittar lidera com 22,32%, seguido de Jorge Viana, com 14,84%, e Jéssica Sales, com 13,09%.

Rejeição

Entre os nomes avaliados, Jorge Viana lidera a rejeição, com 26,06%, seguido do senador Sérgio Petecão, que marcou 20,32%. O deputado Eduardo Velloso é o menos rejeitado, com 2,74%.

 

Metodologia

A pesquisa ouviu 802 pessoas entre os dias 3 e 9 de dezembro, nos municípios de Acrelândia, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa confirma a vantagem do governador na corrida ao Senado, reforçando sua decisão de deixar o Palácio Rio Branco em abril de 2026 para concorrer à vaga. A fragmentação dos votos entre múltiplos pré-candidatos beneficia Cameli, que busca se eleger enquanto influencia sua sucessão no governo estadual.

Comentários

Publicado por
Marcus José