Abraham Cauma Toma, de 46 anos, foi entregue às autoridades peruanas na fronteira.
As autoridades bolivianas, em parceria com a Interpol, realizaram a captura e expulsão de Abraham Cauma Toma, de 46 anos, identificado como membro do grupo terrorista Sendero Luminoso. Ele foi detido no terminal de ônibus de Cobija, no departamento de Pando, enquanto tentava comprar uma passagem sem portar o cartão de imigração.
De acordo com o comandante departamental de Pando, Oscar Ruiz Arana, ao verificar os antecedentes criminais de Cauma Toma junto à Polícia do Peru, foi constatado que ele havia sido condenado a 15 anos de prisão pelo crime de terrorismo. O peruano estava em solo boliviano na tentativa de escapar da sentença.
“Essa pessoa, conforme o relatório recebido, é membro do Sendero Luminoso e possui uma ordem de condenação relacionada a atos de terrorismo”, declarou o comandante.
Após a confirmação do histórico criminal, agentes da Interpol expulsaram o indivíduo do território boliviano e o entregaram às autoridades peruanas na ponte da comunidade Soberania, na fronteira entre os dois países, localizada a 126 km de Cobija.
A operação reflete o compromisso das forças de segurança bolivianas em colaborar com países vizinhos no combate ao terrorismo e ao crime organizado.