Extra

Pela primeira vez, Epitaciolândia foi palco na seletiva de judô para jogos escolares nacional

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) realizou na cidade de Epitaciolândia, neste sábado, dia 6 de abril, a Seletiva do Judô com objetivo de definir os representantes acreanos na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. O evento será promovido em Maceió, Alagoas, no mês de junho onde será reunido os melhores atletas no meio estudantil de todos os 26 estados e Distrito Federal.

O evento coordenado pela Federação, contou com a participação de uma equipe de técnicos vindo do país vizinho, o Peru, onde puderam trocar experiências profissionais entre os países que são vizinhos.

Segundo foi informado pelo presidente da Federação João Renato, a seletiva pode-se dizer que foi um momento histórico, uma vez que foi a primeira seletiva realizada no interior do Estado.

Foram 12 escolas inscritas, com mais de 200 inscritos na primeira fase. Nesta fase em Epitaciolândia, foram 70 atletas que competiram no Ginásio de Esportes Wilson Pinheiro, onde contaram com o apoio da prefeitura de Epitaciolândia.

Segundo João Renato, “essa já podemos contar que foi o maior evento de judô da categoria a ser realizado pelo Estado. Vamos sair desta seletiva, com oito campeões no masculino e oito no feminino, divididos em várias categorias, somando 16 atletas e dois técnicos que já serão convocados nesta segunda-feira, dia 8, para participara da etapa nacional”, disse o representante da FADE no Acre.

Para o mestre Amarildo Ferreira e proprietário da Escola de Artes Marciais Dragão Dourado, que está atuando a 14 anos na cidade de Epitaciolândia, “Este é um momento impar para nós que criamos uma expectativa de puder realizar um evento como esse aqui. Graças aos resultados que obtivemos no ano de 2023 a nível nacional, onde trouxemos a primeira medalha de judô nacional para o Acre, conseguimos aparecer no mapa nacional e estamos aqui sediando essa seletiva”, disse.

O presidente da Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade), João Renato Jácome, confirmou para o interior do Estado os eventos de judô e para-judô, basquete e handebol neste mês de abril.

“Realizamos o judô em Epitaciolândia, o basquete em Tarauacá e o handebol em Cruzeiro do Sul. Vamos iniciar as inscrições e a meta é ter o maior número de alunos/atletas”, comentou o presidente.

Esporte no Estado

Os eventos nos municípios são fundamentais para o desenvolvimento para o desenvolvimento do esporte em todo o Estado. “Essa é uma das metas da Fade, levar o esporte escolar para os 22 municípios e criar condições para os alunos/atletas participarem das competições, Esse é mais um evento com financiamento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) por meio do Programa de Apoio às federações”, explicou o dirigente.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima