A cidade de Brasiléia se prepara para a Solenidade de Corpus Christi 2025, marcada para esta quinta-feira (19), com uma programação religiosa que inclui missa, procissão e a tradicional confecção de um tapete artístico. Cerca de 24 pessoas participaram diretamente envolvidas na elaboração da obra, que servirá de caminho para a procissão em homenagem ao Sacramento da Eucaristia.
A celebração, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, terá início com uma missa às 19h, presidida pelo padre Robson Eudes da Costa. Haverá cadeiras reservadas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Em seguida, os fiéis seguirão em procissão pelo tapete, que percorrerá a Avenida Genny Assis, passará sob o pontilhão de entrada e terminará na escadaria da igreja, onde ocorrerá a bênção do Santíssimo Sacramento.
Para quem não participou da primeira missa, uma segunda celebração será realizada no interior da paróquia após a procissão, mantendo a tradição anual da maior cidade da regional do Alto Acre.
Há alguns anos, a responsabilidade por esse trabalho de confecção dos tradicionais tapetes é delegada aos grupos de catequistas, que também contam com a colaboração de crianças, famílias e outras pessoas da comunidade. Neste ano, serão cerca de 80 metros de tapete.
Os trabalhos no local começam na madrugada. O material base do tapete ornamental é o pó ou palha de serra (ou serralhem colorida manualmente). Como a criatividade não tem limites, os grupos utilizam também outros materiais com tampinhas de garrafas, casca de ovo, pó (borra) de café, linhas, tintas/corantes, cartões, areia, pedra, folhagem, papelão entre outros.
Sobre o Corpus Christi, o padre Robson Eudes da Costa explica: “Jesus na última Ceia instituiu a Eucaristia, o sacramento do Amor, da sua presença. O Pão é o Seu Corpo. O Vinho é o Seu Sangue. E pediu para que fizéssemos isso em sua memória. Corpus Christi é a extensão da celebração da Quinta-feira Santa. Os fiéis vão pelas ruas manifestando com alegria, devoção e amor, a fé na presença real de Jesus na Hóstia Consagrada. O Pão (a hóstia) É (!) Jesus! Para os cristãos católicos a eucaristia é o alimento para o caminho, o alimento de vida nova e eterna. Sem Eucaristia não podemos viver!”
O tema deste ano é o mesmo trabalhado na Campanha da Fraternidade como em outras Paróquias, sobre a amizade social: “Sois todos irmãos e irmãs”. Esse tema vai ao encontro do sentido de Corpus Christi, que é a festa da unidade da Igreja e dos fiéis que a compõem. “Ao manifestar publicamente a fé na presença real de Jesus na Eucaristia, também queremos fazer cair por terra tudo aquilo que nos atrapalha a viver em harmonia na sociedade, na Igreja e nas famílias”, conclui o padre Robson.
A confecção dos tapetes é uma tradição brasileira, possivelmente originada na cultura portuguesa de enfeitar casas e montar altares no trajeto por onde passaria a procissão, a Paróquia Nossa Senhora das Dores usou as redes sociais para divulgar o trabalho da comunidade de Brasiléia.
Padre Robson Eudes da Costa. Foto: captada